Resenha: Escaravelho do Diabo

02 maio


O Escaravelho do Diabo faz parte da série vaga-lume, que é/foi responsável pela iniciação de leitura para muitos jovens. É um livro infanto-juvenil, da autora brasileira Lúcia Machado de Almeida e recentemente ganhou adaptação para o cinema. Eu li a 12ª edição, publicada em 1985 pela Editora Ática. Eu já tinha um conhecimento prévio da história, mas nada profundo e não conhecia o desfecho da mesma.
Hugo foi assassinado, não há pistas de quem seja o responsável pelo crime, em seu peito foi cravada uma espada e alguns dias antes ele havia recebido em uma caixa um escaravelho. Seu irmão Alberto deseja descobrir o motivo pelo qual o irmão foi assassinado e quem o fez, por isso começa a ajudar/atuar na investigação junto com a policia. Dias depois do ocorrido acontece um novo assassinato em circunstâncias diferentes, mas Alberto identifica um padrão, assim como seu irmão a vítima era ruiva e recebeu um escaravelho dias antes do seu assassinato. Quem será o assassino? O que o motiva a matar pessoas ruivas?
O livro tem a narrativa em terceira pessoa, sendo um narrador onisciente. Em alguns momentos são narrados os pensamentos de alguns personagens, com o foco principal em Alberto. Alberto é um estudante de medicina, esperto e muito inteligente. Ao aliar-se com o inspetor Pimentel os dois se complementam. Com a experiência do detetive e a sagacidade de Alberto o enredo do livro vai se desenvolvendo e um leque de opções de suspeitos são levantados, porém as pistas não garantem quem seja o real assassino.
Como citado no início, esse livro foi a introdução de muitos leitores no universo de romance policial, sendo assim sua trama não é complexa e seu entendimento é bem simples por se tratar de um livro voltado para o público infanto-juvenil. É um livro relativamente curto e direto, sem muitas delongas no psicológico de cada personagem. Porém, cumpre seu papel com louvor e seu desfecho é satisfatório.
Em relação a adaptação para o cinema que entrou em cartaz no dia 14/04/2016, já no trailer (clique aqui pra assistir) é perceptível que muitas informações foram alteradas, até porque ele foi escrito por volta de 1953 e de lá até os tempos atuais muitas coisas mudaram, até mesmo a estrutura da sociedade. 
Cartaz do filme
O livro é bem popular, muitas pessoas o conhecem ou por já terem lido ou de ouvir falar. Enfim, a leitura é válida não somente para jovens leitores, mas para todos que pretendem iniciar no mundo do romance policial, vale a pena ser lido.

Você pode gostar

45 comentários

  1. Oi Anna, esse livro é mesmo bem popular e eu sempre tive a curiosidade em ler. Eu amo romance policial então acho que vou curtir bastante esse enredo. Espero ler e depois assistir ao filme
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Ola nossa como li essa série e com certeza esse foi um dos livros que marcou, lembro que ainda tinha aquele resumo teste para respondermos. Estou doida para assistir ao filme que parece que foi bem produzido. A história é envolve o leitor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou louca para assistir ao filme! Fiquei super curiosa logo que vi o trailer.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu me envergonho de ter conhecido o título já como filme, nunca a tinha ouvido falar do livro, fiquei triste com isso. Haha, e de saber que o livro é pequeno, certamente será um das minhas próximas leituras
    Bjs
    Tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tayana,
      Vale a pena fazer a leitura, super recomendo!
      Tem um sabor de infância.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi
    Não conhecia, mas fiquei curiosa depois de ler suas impressões.
    Gosto de leituras com crimes e mesmo sendo fininho, vi que o livro tem bastante potencial.
    Anotei a dica para ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já tinha ouvido falar da obra, mas ainda não havia lido nenhuma resenha (pelo que me lembro). Curti demais a premissa desse livro, fiquei interessada - e bastante ansiosa - para saber quem está cometendo esses crimes.
    Já anotei a dica e espero ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      O leque de suspeitos ficou bem interessante, espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi *---*

    Apesar do livro ser bem conhecido eu nunca o tinha lido, pra ser bem sincera só fui saber da sua existencia quando vi o trailer do filme. A estória parece ser bem legal e misteriosa por causa dos assassinatos. Tenho procurado ler mais obras nacionais e esse me parece ser um baita livro.

    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu fui da geração que se iniciou na literatura com esses livros. Me lembro de ter lido A Árvore que dava dinheiro. Mas infelizmente pouco me lembro de O Escaravelho do Diabo. Quando vi que o filme ia sair, fiquei com vontade de reler, para me lembrar das coisas. A sua resenha me lembrou disso kkk enfim, é um livro que com certeza vale a pena ser lido, a premissa é bem interessante e é um clássico né?

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coleção tem vários títulos, meu primeiro contato com ela foi através do Menino de Asas, que eu era fascinada! Sem dúvidas é uma leitura válida!
      Beijos

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e confesso que não fiquei muito curiosa para lê-lo *-* livros policiais e de suspense, é um dos poucos gêneros que eu não gosto, então acho que não leria a obra, mesmo tendo em vista que você gostou bastante da história. Não sabia que o livro ia virar filme *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh,
      Compreendo eu também tenho minhas preferências literárias e tem livros que não chamam a minha atenção. Esse é um livro com gostinho de infância, apesar de ser um romance policial ele é voltado para o público infanto-juvenil o que deixa a trama bem mais leve.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu tenho visto um grande alvoroço em cima do filme e não fazia ideia de que havia um livro. Eu não estava interessada em assistir o filme mas não sei porque o livro me interessou. Eu gostei de ver o teu post e fiquei curiosa para ler o livro, talvez, depois eu até assista o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz,
      Espero que faça uma boa leitura, e fico feliz que o meu post tenha te influenciado a querer lê-lo.
      Beijo

      Excluir
  10. Um gostinho de infância retornando. Vendo esta obra em foco de novo, eu me recordo das noites de leitura de O Escaravelho do Diabo, Spharion, O mistério do 5 estrelas, O Enigma da Televisão(outro ótimo policial),Tonico, A serra dos dois meninos, dentre tantos outros da coleção que me tornaram um leitor cada dia mais ávido por novas histórias. Não é da minha geração, mas nessa coleção eu me encontrei na literatura, e fiz minha mãe procurar nas casas de parentes e amigos por mais livros da coleção para que pudesse continuar lendo. É uma felicidade enorme ver o filme tomando as telas, muito boa a resenha. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renner,
      Essa coleção é realmente muito especial, principalmente por ter influenciado tantas crianças (como no seu caso) a embarcar no mundo da leitura! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  11. A série vaga-lume realmente fez parte da infância e adolescência de muita gente. Eu ainda não li O escaravelho do Diabo. Quando era criança, lembro que li "Açúcar Amargo", da mesma série, e agora estou lendo alguns para ler de novo com meus alunos. Ainda quero ler esse, até por causa da adaptação para o cinema também. Talvez eu consiga trabalhar com ele em sala de aula.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassia,
      Caso você o adote em sala de aula espero que esse livro inspire seus alunos a ingressarem no mundo da leitura. Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  12. Hello!
    Nunca li esse livro, embora conheça sua fama. Esse nome é foda! É misterioso e instigante.
    Porém, esperava, tirando minhas conclusões, que fosse alto relativo a pirâmides, faraós e etc. :D
    A premissa me interessou muito e fiquei curiosa para saber o que o assassino tinja contra ruivos.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle,
      Quando vi o título também não imaginava que era um romance policial, imaginava algo parecido com o que você mencionou. Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  13. oie!
    Esse livro lembra a minha infância. Lembro que li na adolescência, e gostei da trama, como foi um dos primeiros livros que li, foi bem marcante. Inclusive a série Vagalume, marcou muitos devido a história leve e envolvente que era publicada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      A série foi e ainda é importante na vida de muitos leitores, principalmente para os que estão na fase introdutória do mundo da leitura. Mesmo assim recomendo para todas as idades, principalmente para quem já gosta de romance policial!
      Beijos

      Excluir
  14. Oi, Anna! Tudo bem?
    Nossa, esse livro me dá tanta saudades da infância! Lembro que quando eu era criança, eu sempre ia na biblioteca e sempre via esse livro lá, mas nunca peguei ele para ler porque tinha um pouco de medo. A capa e o título me assustavam. hahaha Naquela época (e ainda atualmente) eu preferia livros de aventura com uma capa mais ensolarada e tal. hahaha Mesmo assim, agora eu não teria mais medo de ler a obra, então com certeza apreciaria a leitura. Obrigada por esta resenha que me apresentou a proposta do livro, até então eu ainda não conhecia. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Ele tem uma capa assustadora... rsrsrs
      Espero que sempre faça boas leituras!
      Beijos

      Excluir
  15. Olá! Eu conheço esse livro justamente devido à Série Vaga-Lume que tinha na biblioteca na minha escola, no entanto estou vendo diversas resenhas apenas agora que foi anunciada a adaptação do livro. Confesso que eu ainda não li, mas tenho curiosidade em conhecer o enredo que traz o mistério dos assassinatos. Sempre achei interessante os romances policiais onde as investigações seguem um certo padrão. Adorei o título da obra, pois acredito que tenha enorme relação com a história e achei legal o fato de a linguagem apresentada ser condizente com o público alvo do livro. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      A princípio imaginamos uma coisa ao nos depararmos com esse título, a medida que vamos conhecendo o livro vamos nos surpreendendo e percebendo que o título tem tudo a ver com o conteúdo do livro.
      Beijos

      Excluir
  16. Ooi
    Vejo muitos comentários positivos sobre esse livro, mas nunca chamou minha atenção. A história parece ser legal pra quem gosta do gênero, mas como não me encaixo muito bem nele, acho que não leria. Contudo, que bom que você gostou!

    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine,
      Eu achei a leitura super válida e agradável. ;)
      Se algum dia tiver interesse em começar a ler esse gênero, super indico começar por esse.
      Beijos

      Excluir
  17. Ahhhhh, Sinto muita vontade de ler essa série, mas tô sempre adiando :( Vou acabar vendo o filme antes. Aliás, que bom que você mencionou essas alterações, não fazia ideia de que o livro foi escrito lá em 53. Caramba... conquistando gerações desde então HAHAHA

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu já ouvi falar desse livro mas para ser sincera nunca me interessei em ler, talvez por eu já gostar muito de romance policial e esse ser mais uma introdução, né? mas também acredito que é ótimo para quem quer começar no gênero.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin,
      Se algum dia tiver interesse em ler algo do gênero e provável que goste desse livro.
      Beijos

      Excluir
  19. Oiii...

    Nossa estou curioso pra ler e assistir ao filmes tbm,ja me falaram que é bom e só fato dos assassinatos serem ruivos ja me interessei mais ainda pq amo de mais ruivos,e pelo que eu li aqui é um livro que ti prende ja no primeiro capitulo quero ler jaaaaaaaaa...
    Gostei da resenha bem escrita!

    bjo bjo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    É claro que eu já ouvi falar desse livro, mas eu não sabia ao certo sobre o que se tratava. Eu gostei muito da sua resenha, e adorei saber que se trata de um livro policial, pois esse é o meu gênero favorito. Espero ter a oportunidade de conferir o livro e o filme.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas confesso que não sou muito fã de romance policial, então não fico tão animada assim, sabe? Mas a premissa é interessante e fiquei um tanto curioso para saber o motivo das vítimas receberem escaravelhos. Enfim, se eu tiver oportunidade lerei esse livro, porque acredito que vou ser conquistada, sem contar que gosto de livros curtos e diretos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      É um mistério bem interessante, espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  22. Eu li esse livro há muito tempo, não lembro muito bem do enredo, mas lembro que gostei muito. Aliás, essa coleção faz parte da minha história de leitora também. Tenho alguns volumes bem antiguinhos, que estão comigo há muito tempo. Estou curiosa para assistir ao filme, talvez até releia o livro para relembrar. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana,
      Adoro guardar livros antigos, meus pais tem alguns volumes da série, pretendo guardá-los também, me lembram da minha infância!
      Beijos

      Excluir
  23. Tô fazendo um trabalho na escola desse livro. Seu texto tá maneiro me ajudou muito. Vlw!

    ResponderExcluir

Facebook