Resenha: Apenas respire

17 fevereiro


Título: Apenas Respire
Autora: Rossana Cantarelli Almeida
Editora: Multifoco, Desfecho Romances
Páginas: 476
Ano: 2017

      Como leitora sempre busquei ler os mais diversos gêneros, seja para conhecer, seja por já gostar. Por isso, sempre deixo um espaço reservado para o bom e velho romance, aquele que é capaz de confortar, nos fazer prender a respiração, sofrer junto aos personagens e torcer pelo tão sonhado final feliz. São livros assim que costumam me confortar quando estou passando pela tão temida ‘ressaca literária’ e me ajudam a retornar para a leitura. Foi em uma fase assim que comecei a ler “Apenas Respire”, de forma despretensiosa e quando eu percebi já tinha lido mais da metade do livro e estava ansiosa para saber como seria o desfecho.
      Isabela é uma mulher de trinta e um anos, professora, independente e está prestes a se mudar para Nova York para começar a desenvolver seu doutorado. Sua vida nunca foi um mar de rosas. Por muito tempo teve que atuar na área jurídica, mas não era sua verdadeira paixão e como sempre amou a música acabou cursando uma faculdade na área. Por fim, se estabeleceu como professora universitária no curso de música no Rio de Janeiro. Sua vida sentimental também passou por grandes turbulências, mas o momento atual é de calmaria.
      A mudança para Nova York também foi uma grande surpresa, ela nunca imaginou que teria a chance de observar o processo de criação de um disco da sua banda favorita. Sim, seu doutorado compreende em observar uma banda que sempre admirou  a compor e produzir suas músicas, parece até um sonho. Como você agiria em uma situação como essa? Isabela ainda tem que lidar com a atração que sente pelo guitarrista da banda, digamos que nem tudo é tão simples assim.
       Isabela é uma personagem cheia de nuances, a princípio imaginei-a como uma simples fã de uma banda embarcando em uma aventura e logo em seguida me surpreendi com uma personagem que carregava uma grande bagagem emocional. Em alguns momentos bate aquela vontade de sacudir ela, mas logo em seguida passa, pois suas atitudes mostram independência, mesmo sendo tomada por uma paixão avassaladora seu trabalho segue impecável. Em alguns momentos a vida dela me lembrou um pouco a vida de uma outra personagem que eu gosto bastante a Meredith Grey (Grey’s Anatomy), pois ela tem uma vida marcada por tragédias, com altos e baixos, mas a sua carreira sempre tem um destaque e sua percepção de vida está sempre pronta para mudar, pronta para se adaptar às novas circunstâncias apresentadas pela vida. 
      Vale a pena conhecer esse romance!

Você pode gostar

9 comentários

  1. A resenha me despertou interesse, uma personagem que gosta de uma banda é clichê, mas sempre tem algo gostoso neles.
    E pela autora colocar uma bagagem emocional na protagonista, acredito que deixa a história mais rica em conteúdo.
    Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      A vida da protagonista é uma verdadeira montanha russa, quando a gente acha que chegou ao fim... dá aquela reviravolta.
      Espero que tenha a oportunidade de ler!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Gostei dessa premissa e a forma como a autora trouxe as histórias dos personagens me deixou bem curiosa para conferir essa leitura. Como a personagem te lembrou Meredith ja´ganha pontos comigo, adoro a Grey então deve ter bons draminhas no meio da narrativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns momentos me lembrava bastante da Grey e como faz anos que acompanho a série não dava pra não fazer a relação.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Fiquei curioso...

    E sempre bom quando as personagens nos vao surpreendendo aos poucos ao longo do livro. Que bom que a protagonista tem toda essa bagagem emocional!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então.
    Já anotei a dica por aqui, também leio uns romances, mas eles me dão a ressaca literária diferente de você!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, não li ainda, mas gostei da personagem me parecer real, com problemas que todas podemos ter. Vou dar uma olhada no livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?
      Espero que possa conferir o livro, eu esqueci de mencionar mas, ele faz parte do catálogo do Kindle Unlimeted.
      Beijos

      Excluir
  6. Oie
    gosto muito de romances para equilibrar com leituras mais pesadas, acho que ainda não conhecia esse mas parece ser uma leitura gostosa e tranquila, gostei da resenha e que o livro seja um sucesso

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook