Te conto um Conto - Gigante do Volante (Escuridão Total Sem Estrelas)

21 janeiro


Fala pessoal, estou de volta com essa obra maravilhosa. Nessa resenha vou falar sobre o segundo conto do livro, intitulado Gigante do Volante. Como dito na resenha de 1922 (aqui), primeiro conto do livro, há quem acredite que há momentos em que somos tomados por uma escuridão, momentos esses em que nada mais se manifesta e que o resultado certamente não será bom (ou será?). Em sinopse, Gigante do Volante é um conto de pouco mais de 100 páginas protagonizado por Tessa Jean (Tess), escritora de uma série de livros de mistério investigativo, do tipo Poirot ou Sherlock, mas com um toque de doçura, uma vez que as detetives são um clube de senhoras intitulado Sociedade de Tricô de Willow Grove. Por razões lógicas, a escritora faz palestras do tipo Meet & Greet por uma certa quantia para engordar sua "aposentadoria". Em uma oportunidade que surge muito próxima de casa e bem paga, ela se envolve numa experiência traumática que muda toda a sua vida. Resultado: Tess é estuprada e quase morta (não é spoiler, isso está na sinopse oficial do conto na orelha da capa). O momento de escuridão de Tess começa a partir desse ponto. O que fazer machucada, espancada, estuprada, sem carro no meio do nada?
Antes de mais nada, King naturalmente escreve muito bem quando o assunto é horror da psiquê humana. É possível notar isso em várias das obras dele. Outro ponto interessante é a obstinação pela metalinguagem do autor, abordando em diversas de suas obras a arte pela qual vive, vide Paul Sheldon e Tess, seus personagens escritores que estão dentro de um livro. E o mais curioso é que ele faz isso com muita naturalidade. 
Voltando para a obra e a escuridão de Tess, é importante para mim dizer que por muito tempo nunca entendi porque razão mulheres que sofriam de violência doméstica e/ou sexual preferiam não denunciar, tentavam encobrir. Bom, eu entendia, mas nunca completamente, até ler essa obra. King é preciso sobre todo o julgamento, vergonha, medo, tornando todo o porque claro como o sol no deserto. O que mais assombra lendo este conto (e pelo jeito todos os outros nesse livro) é o quanto é  palpável, possível de acontecer logo ali na casa do vizinho. Toda a confusão, a sensação de se sentir outra pessoa, se sentir suja, totalmente mudada e marcada pelo que aconteceu é algo muito triste de se ver, causa muita empatia no leitor mas é agonizante. Quando a protagonista chega em casa viva depois de tudo, precisa pensar o que vai fazer (ou não fazer nada) sobre o que sabe, o que viu, o que passou. E quando ela se decide pela vingança é eletrizante. É ao mesmo tempo excitante e preocupante, você torce por Tess, mas se preocupa com sua sanidade e com a sua vida. Definitivamente um conto imperdível, em algum ponto toma uma forma muito curiosa de livro de mistério, do tipo que vai se desvendando em partes e nos deixando boquiabertos. Ainda prefiro 1922, um conto mais viciante pela forma como foi escrito. Entretanto Gigante do Volante é uma ótima leitura, rápida e emocionante do início ao fim.

Bom galera, é isso. Contem ai nos comentários o que acharam do conto (Se leram) e da resenha, vamos discutir sobre um pouquinho. Até a próxima.

Você pode gostar

21 comentários

  1. A prícipio pensei em se tratar do livro do S.King! Que dá medão! rs
    Fiquei muito interessada e já vou procurar pra ver se tem em e-book. Talvez tenha pq O Neveiro de King que faz parte de um livro, consegui baixar só o conto que também tem mais de 100 páginas .
    Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é dele mesmo! Eu tenho resenhado ele lá no blog kkkkkkk
    Eu achei que estava resenhando o livro todo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é do King. Tá aí na resenha. Decidi resenhar conto a conto porque cada um deles sozinho é um universo e fazer uma resenha só seria condensar tudo num curto texto. Preferi explorar melhor cada um. Volte sempre.

      Excluir
  3. Que interessante, mas não é o tipo de leitura que me chame a atenção apesar das suas recomendações. Deixarei passar dessa vez. Obrigada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o conto. Gostei muito da recomendação e já vou procurar. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro é muito bom. Depois confere as resenhas dos outros contos. Espero que goste. Volte sempre!

      Excluir
  5. Olá,

    Gosto de temáticas sobre nossos momentos de fragilidade que nos levam para a perto do mal ou próximo de uma encruzilhada de conflitos, mas qque no fim nos levam ao amadurecimento.

    Gosto de alguns livros de King nessa temática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Confesso que fiquei bem confusa quando comecei a ler sua resenha e fiquei procurando dados do livro, mas ai depois vi que você quis contar sua experiência com a leitura desse segundo conto.
    Me parece ser uma leitura bem intensa e cheia de suspense e terror que deve impactar ao longo da narrativa.
    Não conhecia e vou anotar pra ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse conto foi bem marcante pela abordagem que o King faz da temática, além de ser eletrizante. A leitura flui muito e é rápida. Pelos detalhes é possível desenhar um filme na cabeça com muita nitidez. Volte sempre!

      Excluir
  7. Oi Renner, achei legal você falar de um conto por vez. Já estou aqui pensando na Tess, e imagino que durante a leitura a preocupação com ela se eleve.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose. De fato, o medo e a agonia são crescentes nessa obra. Acho que os contos individualmente já tem muito o que falar, seria injusto fazer uma resenha da obra inteira, ficaria tudo muito resumido. T+ :D

      Excluir
  8. Olá, tudo bem Renner?

    Eu tenho esse livro Escuridão Total sem Estrelas e ainda não li, estou perdendo tempo, pois King dá show! Gostei da sua resenha sobre o conto, adoro suspense e terror!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, td muito bom por aqui (com um livro desses, tem de estar). Pois é, pegue seu livro e leia, ele é uma das melhores obras de King que eu já li. Depois confere as resenhas dos outros contos que tem e vai ter por aqui. Até a próxima!

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas ainda bem que gostaste e que te ajudou a compreender essa tua duvida...

    Realmente, esse problema do encobrimento das mulheres apos um ato de violência de qualquer tipo é muito complexo...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós enquanto homens as vezes não entendemos principalmente por falta de perspectiva. Se colocar do outro lado (acompanhando a Tess por exemplo) ajuda e muito. Volte sempre!

      Excluir
  10. Olá, eu ainda não li nada do autor mas quero muito ler. Após conferir sua resenha sobre esse conto super interessante, me deu muita vontade de começar a ler as obras dele por esse livro, pois gosto muito de contos e já fiquei curiosa para conferir o desfecho desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, é muito bom e termina melhor. Aposte em King e ganhe a cada leitura. :D

      Excluir
  11. Adorei essa ideia de resenhas contos no blog! Eu comecei a ler alguns contos do King, mas ainda não passei por esse. Sua resenha me deixou bem curiosa!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adoro contos, morro de vontade de ler mais do Sthepen King porque ele é tão elogiado sempre nas resenhas.
    Ainda não conhecia esse da resenha, mas com certeza fiquei morrendo de vontade de ler porque pela sua resenha deu pra perceber que é completamente interessante

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha e fiquei cheia de vontade de dar uma lida do conto, adoro esse gênero!

    ResponderExcluir
  14. Amo King! Li esse livro ano passado e achei uma das obras de contos mais sombrias até o momento. Total escuridão sem estrelas!!
    Parabéns pela leitra e pela resenha!
    Que bom que gostou!!

    Beijinho!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir

Facebook