Resenha dupla: Um caso perdido e Sem esperança

10 dezembro


      Colleen Hoover é uma das autoras mais queridas nos gêneros New Adults (novos adultos) e Young Adults (jovens adultos) e como já havia lido dois livros dela "Talvez um dia" e "Finding Cinderella" decidi que devia ler mais para ter uma opinião melhor sobre a escrita da autora. E sim gostei muito das leituras anteriores, por isso mesmo que queria confirmar se ela mantinha a mesma linha nos demais livros. Parti então para a leitura da série "Hopeless", composta de três livros, são eles: "Um caso perdido", "Sem esperança" e "Em busca de Cinderela"(nome em inglês: Finding Cinderella). Apesar de ter lido o conto extra antes dos primeiros livros da série não fazia ideia do que se tratava a leitura. 
      Você deve estar se perguntando em que mundo eu vivia pra não ter lido e nem ouvido nada sobre essa série até o momento, eu simplesmente esbarrava com as capas, mas não me sentia atraída o suficiente para iniciar a leitura. Quando terminei de ler "Talvez um dia" eu decidi que leria outros livros da Colleen, porém iria me abster de segundas opiniões e principalmente porque queria me surpreender. Então vamos aos livros em questão.
      Sky é uma garota de dezesseis anos que foi adotada ainda na infância. Sua relação com a mãe adotiva é muito boa e ela não se lembra muito da sua infância antes de ir morar com Karen. Na casa das duas não possui computadores, nem celulares ou televisões, Karen se diz avessa às tecnologias. Além disso, Sky foi educada em casa e a sua melhor amiga também é sua vizinha. A vida de Sky parece perfeita, mas tudo começa a ficar instável a partir do momento em que conhece Holder, um garoto conhecido pelo seu temperamento forte e que mexe com os seus sentimentos de uma forma incomum para ela. Para agravar um pouco mais a sua situação sua melhor amiga está de mudança para o exterior e ela precisará encarar os estudos em uma escola pela primeira vez sozinha. Sem conhecer ninguém, ela precisa enfrentar pré-julgamentos e terá um longo e difícil ano pela frente.
      O livro tem uma boa dose de drama e quando o passado de Sky começa a vir à tona tudo se encaixa muito bem. A leitura é fluida e se desenvolve em tempo hábil, sem ser muito corrida ou muito lenta. Os personagens são bem compostos e todos tem um passado difícil, o que acaba moldando bem o comportamento de cada um agregando o peso necessário para história.
      O livro tem clichês? Sim, alguns. Tem falhas? Nada que me incomodasse a ponto de me fazer desistir da leitura. Meu único problema foi durante a leitura do segundo livro, ler duas vezes a mesma história e por vezes o mesmo diálogo me deixou um tanto que exaurida. Gosto muito dessa jogada de alternar os pontos de vista que tem sido adotada com frequência na literatura, porém, por se tratar da mesma história narrando os mesmos fatos em outro livro não me agradou. O segundo livro tem aspectos positivos, mas acho que aproximadamente só vinte por cento traz fatos novos para história, portanto pouco se aproveita do enredo e é possível saltar diversas páginas. Recomendo um intervalo grande entre as duas leituras, acredito que teria uma experiência mais agradável se tivesse esperado um bom tempo para iniciar a segunda leitura.
      Não há muito o que se falar sem deixar escapar um pouco do que vem mais a frente na leitura e como já mencionei o segundo livro traz a mesma história de uma perspectiva diferente, portanto não faria o menor sentido em escrever duas resenhas. A duologia traz bons livros, não classifico-os como excepcionais, mas cumprem bem a proposta que trazem, tem drama, segredos e personagens carregados de empatia. Uma ótima dica para quem gosta de literatura voltada para o público jovem.

Você pode gostar

0 comentários

Facebook