Sessão Pipoca - A biografia dos gênios

24 setembro



Fala pessoal, tô de volta com mais filmes daqueles que você PRECISA assistir ainda nesta vida.

Hoje o tema é bastante nerd porque os filmes que vamos falar são sobre gênios da história. Por ter sido a vida inteira obcecado por mudar o mundo de forma positiva, sempre tive uma atração magnética por filmes biográficos de pessoas brilhantes e acredito que sejam filmes que, além de trazer um caminhão de cultura, nos motivam a ser melhores, a fazer a diferença positiva no mundo.

Uma Mente Brilhante (2001)

Resultado de imagem para written window nash
Este filme de 2001 retrata a vida de um grande matemático que nunca teve o devido reconhecimento (na minha opinião). John Forbes Nash é o responsável, dentre outras coisas, pela teoria dos jogos (que já foi utilizada em estratégia militar, economia, comportamento animal, etc, etc). No filme, premiado por 4 Oscars (indicado a 8), a vida de Nash é retratada durante sua jornada acadêmica, mostrando as dificuldades (as manias de nerd), o sucesso e os problemas de saúde do mesmo. O filme é baseado na obra literária homônima (os bookworms podem ler também se preferirem) e é um ótimo programa de fim de semana.

O Jogo da Imitação (2014)

Resultado de imagem para the imitation game
Segunda Guerra, a Alemanha nazista de Hitler fazendo grandes avanços territoriais contra os países aliados. Nesse cenário de bombardeios surpresa e ataques rápidos (cuja fotografia é incrível, os ambientes são muito imersivos), conhecer os planos inimigos era de importância ímpar para poder contra-atacar e evacuar cidades. Londres era constantemente bombardeada e o desespero surgiu entre os aliados com um nome: ENIGMA. ENIGMA era uma máquina codificadora das mensagens trocadas pelo eixo, revolucionando a história da criptografia. Em desespero e perdendo a guerra, o governo inglês investe em inteligência e entra em cena o cripto-analista inglês Alan Turing, o qual tenta durante o filme criar uma maneira de decifrar em tempo hábil as mensagens alemãs e mudar o panorama da guerra. Interpretado por Benedict Cumberbatch de uma forma cativante, Turing constrói uma máquina monstruosa (que viria a ser a precursora dos primeiros computadores) que ele afirma ser capaz de decifrar ENIGMA. Além disso, Turing também faz menção a uma de suas famosas criações no filme, o Teste de Turing. Com algum drama e licença histórica (não é 100% fiel a realidade em alguns pontos), este filme se baseia levemente no livro “Alan Turing: The Enigma” de Andrew Hodges e vale toda a pipoca e 'refri' que você puder comprar.

A Teoria do Tudo (2014)

Resultado de imagem para A teoria de tudo
Mais conhecido pelo público em geral e sucesso de bilheteria, este filme é inspirado no livro da ex-esposa de Stephen Hawking “Travelling to Infinity: My Life with Stephen” e trata da vida de um dos mais famosos físicos da atualidade. Não é mistério para a maioria que Stephen Hawking, além de genial em seu trabalho como Físico Teórico e cosmólogo é um grande guerreiro que superou barreiras inacreditáveis para continuar fazendo o que mais gostava: desvendar o mundo. Neste filme, (interpretado com mérito por Eddie Redmayne) vemos todo a genialidade de seus trabalhos e todo o drama da esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que consome aos poucos as funções motoras colocando-o em uma cadeira de rodas até chegar em uma situação extrema em que é incapaz de falar. Entretanto isso nunca foi uma barreira para ele, que tem uma voz mecânica muito conhecida  e tem constantemente ajudado a humanidade a compreender nosso universo. O filme é um drama bastante romantizado mas muito bom de se assistir com os amigos nerds ou a(o) namorada(o). Se quiser dicas de leitura, o Hawking escreveu alguns livros de ciência para leigos, “Uma Breve História do Tempo” e “O Universo Numa Casca de Noz” muito aclamados pelo público.

Jobs (2013)

Resultado de imagem para jobs movie
Nem tudo sobre mudar o mundo é sobre ciência (mas sempre passa por ela). Steve Jobs talvez tenha sido uma das maiores figuras públicas de hoje e não é por menos. Mesmo não sendo quem desenvolveu a maioria dos seus produtos revolucionários, foi um visionário que idealizou cada página virada na tecnologia e transformou dispositivos móveis em necessidade absoluta. Existem muitos filmes/documentários sobre sua vida por aí, mas aqui vou sugerir o que Ashton Kutcher interpreta Jobs por algumas razões: Documentários se preocupam somente com relatar os fatos, sendo pouco atraente e esta obra retrata bem o time Apple (apesar de focar ainda muito em Jobs) trazendo Steve Wozniak, peça importante desse quebra-cabeças. Conta de forma resumida a trajetória de ascensão e demissão de Jobs com a Apple, explicando o seu retorno e seus “defeitos” de perfeccionismo e aparente loucura. Novamente para os que preferem sempre ler, temos a biografia de Jobs (uma de capa branca com a foto dele com a mão no queixo) que é um best-seller daqueles.
Bom, essa lista já está ficando grande então vou só fazer umas menções honrosas e finalizar por aqui. Cabe no programinha de sábado a noite assistir “A Rede Social” que conta a trajetória do criador do facebook, “Infinity” sobre Richard Feynman interpretado por ‘Ferris Bueller’ e “O Segredo de Nikola Tesla” , filme antigo sobre o gênio altruísta da eletricidade (que espero que façam um mais novo, Tesla merece reconhecimento).
Se tiver alguma sugestão de filme que faltou ou alguma coisa para acrescentar, deixe seu comentário aí. Ele é muito importante pra gente. Até a próxima.

Você pode gostar

13 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Que máximo a sua dica.
    Já assisti Jobs e A teoria de tudo, os demais que você citou conheço só pelo titulo mesmo. Estou numa vibe de colecionar Bibliografias e as suas dicas de filmes vai me ajudar muito na hora de escolher.
    Amei o seu post
    parabéns pela ideia
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, joia? Que bom que as dicas foram úteis, espero que tenha bons momentos curtindo as biografias. Obrigado por aparecer aqui e volte sempre

      Excluir
  2. Renner que máximo essa sua postagem menino, por sorte e felicidade eu já assisti todos os filmes que tu citastes e gostei de todos mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, joia? Que bom que você gostou da postagem. Pelo que vejo tem um ótimo gosto pra filmes (kkkkk). Obrigado por comentar e volte sempre!

      Excluir
  3. Me emocionei muito com A teoria de tudo, já tinha lido o livro e adorei o filme. Irei assistir o demais <3

    ResponderExcluir
  4. Oiê!!
    No sábado passado, meu namorado e eu estávamos planejando ver alguns filmes sobre cientistas! Vamos começar por uma mente brilhante *________*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, joia? Que bom que essa sessão pipoca saiu a tempo pra vocês poderem maratonar todos os melhores ne? kkkkk. Volte sempre e obrigado por comentar.

      Excluir
  5. Oi Renner!
    Achei muito bacana as suas dicas de filmes. Ficou diferente e bem interessante!
    Da sua seleção eu só assisti Uma Mente Brilhante e é um filme que eu adoro demais! Já perdi a conta de quantas vezes vi e sempre me desperta as mesmas emoções.
    Quero muito ver O Jogo da Imitação, espero ver ainda esse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla. Obrigado pelo elogio. Recomendo que veja os outros, principalmente O jogo da Imitação. Uma mente brilhante nem precisa falar que é o supra sumo das cinebiografias. Obrigado por comentar e volte sempre.

      Excluir
  6. Ótimas escolhas, assisti a quase todos, falta apenas Jobs. Tenho um carinho especial com "Uma mente brilhante", já perdi as contas de quantas vezes assisti.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Renner, nerds ou não, com certeza suas histórias são inspiradoras e renderam bons filmes. Valeu pelas dicas de hoje, mesmo eu já conhecendo todos os filmes :)
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, renderam sim. Gostaria que houvessem mais filmes nesse sentido, mas fazer o que né? Obrigado por aparecer por aqui.

      Excluir
  8. São otimas escolhas de biografias. Eu gosto muito de filmes baseados em fatos reais. E os dois são com meu ator favorito, o Cumberbatch. Ele é extremamente talentoso!Ele atua tão bem. Fiquei com vontade de assisir, Brexit, o novo filme dele que vai ser lançado mês que vem. Eu me interesso muito pelo assunto e, pelo trailer, parece ser um dos melhores filmes de drama . Adoro filmes que são baseados em fatos reais! Sempre surpreendem. Como ele manda bem, tem tudo para ser um filmaço!

    ResponderExcluir

Facebook