Resenha: A Piada Mortal

06 fevereiro



Sinopse:Do premiado roteirista Alan Moore (Watchmen, V de Vingança) conta como um dia ruim na vida de um homem pode significar a linha que separa a sanidade da loucura. Principalmente quando se trata do Coringa, o maior e mais conhecido vilão do mundo dos quadrinhos. Os desenhos de Brian Bolland (Camelot 3000), um dos maiores ilustradores dos quadrinhos, elevaram a história praticamente à perfeição retratando com maestria o mundo imaginado por Alan Moore. Mas faltava um detalhe para completar a obra. Bolland não pôde colorir a edição original, e agora, vinte anos depois, isso foi corrigido e as cores foram completamente refeitas pelo artista, seguindo fielmente a sua imaginação. Edição obrigatória para os fãs do Coringa, do Batman e dos quadrinhos.


Depois de tantos anos, essa edição de sucesso foi refeita, sendo recolorida como o desenhista Brian Bolland a imaginou em 88, mas para a qual não foi o colorista na ocasião. Esta edição especial traz prefácio de Tim Sales e posfácio do próprio Bolland, além da primeira publicação do Cavaleiro das trevas em 1940, junto com seu fiel parceiro Robin e o maior inimigo Coringa, trazendo aquele sentimento nostálgico dos gibis com cores fortes e traços típicos que fizeram dessa arte que são os quadrinhos algo tão popular.

Sobre a própria história de Piada Mortal, eu admito que essa é, sem dúvidas, a história mais emocionante das que já li/assisti/ouvi sobre o universo de Batman, e Moore  criou esse ambiente com um clima extremamente excitante e cativante, para o qual Bolland com seus enquadramentos de cena conseguiu criar uma sensação única em mim ao ler. O detalhe de uma cena de conversa numa mesa de bar fechando com uma maldita mão descascando um camarão, com uma deixa nas palavras totalmente extasiante, só para se ter uma ideia. O texto aborda aquilo que tanto gostamos no vilão mais afamado do mundo dos quadrinhos: A psicologia insanamente trabalhada do personagem, que te faz pensar que talvez ele tenha mais razão que o restante de nós, que pode levar as pessoas ao surto completo (Harvey Dent sabe bem disso...kkk). Para sintetizar, essa história mostra do ponto de vista do Coringa a origem da mente insana e criminosa do personagem ( possível origem, já que o mesmo é mentalmente instável e essa pode ser só uma das lembranças inventadas que o mesmo tem e que nunca aconteceu), e traz também um momento sombrio em que nosso querido homem morcego teme pelo resultado desse duelo de morte entre ele e o Coringa. A história é simplesmente brilhante, não dá pra explicar pra vocês a sensação que se tem ao ler Batman: A Piada Mortal. Recomendo muito.
Para aqueles que têm interesse mas não a grana pra comprar a edição e ler, fica a sugestão de assistir o filme animado (clique aqui para maiores informações sobre o filme), cuja história não perde sequer um detalhe da obra escrita, sendo fiel como todo fã gostaria que fosse.


Você pode gostar

13 comentários

  1. Acredita que não li e nem assisti nada do mundo Batman, não sou muito fã do cara, apesar que sou viciado em Gotham. Mas é muito massa poder ter outra visão além do Batman, mas agora o do "cara mais amado", que é o Coringa, fiquei bem curioso para ler a trama e ver como ele que ver às coisas. Como money que é bom, I don't have, vou assistir a animação.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Vou te contar um segredo, não gosto do Batman mas sou apaixonada pelo Coringa, isso é normal? Acha que eu sou peculiar? Já tinha ouvido falar desse quadrinho, que ele é o mais pesado em termos de violência e mais explícito também né? Me falaram que o coringa estupra a batgirl e prende o comissário Gordon em um carrossel e mostra as fotos dela enfim.. Não sei se leria porque acho ele meio forte demais sabe? mas fico feliz que você tenha gostado!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é super normal, kkk. Eu gosto mais do Coringa que do Batman (mas gosto do morcegão também). Eu diria que ele é mais cruel que violento, a brutalidade dele está no campo das ideias. Se estiver preocupada com imagens fortes, não há muitas, e sobre o estupro, é algo que se subentende, eu não acredito que acontece de fato.
      (SPOILER ALERT)
      Ele só deixa ela nua e tira fotos para perturbar Gordon
      (SPOILER ALERT)
      Veja o filme e tire as suas conclusões, te garanto que de cenas fortes você não verá muita coisa.
      :D

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que vejo de piada mortal e confesso que estou pela ansiosa para tê-lo em mãos. Não que eu seja viciada em quadrinhos ou saiba tudo sobre o Batman...É que essa edição me deixa com uma grande vontade de dar uma conferida. Fora que o Coringa é um máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, joia. Pode dar uma conferida que não vai se arrepender. Arrisco dizer que é o melhor quadrinho que eu já li. Ela é realmente instigante. E este é aquele coringa inteligente. A cena final é "de matar"!!! kkkk

      Excluir
  4. Oi Renner, não tive o prazer de ler ainda, mas vou aproveitar a dica do filme. Batman é meu super heroi favorito e o coringa consegue está no top dos vilões com toda sua loucura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. ah,sou apaixonada por essa HQ.Coringa é um puta vilão foda hahaah
    comprei ano passado, mas já tinha lido antes,em PDF.Acabei relendo pra matar a saudade da trama...
    bjs <3

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa que dica legal. Confesso que não costumo adquirir muitas HQ mas depois de assistir tantos filmes do Batman e ES não tem como não ser ã do coringa. Amei a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro e ainda não li acredita? Mas depois dessa resenha vou corredo ler...Adorei o post...

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esse livro e ainda não li acredita? Mas depois dessa resenha vou corredo ler...Adorei o post...

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, mas não curto HQ, então vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!! Muita boa sua resenha. Tenho certeza que
    os admiradores do gênero vão amar a indicação !!!
    super bjoooooooo

    ResponderExcluir
  11. Adoro o Batman e o meu vilão favorito é o Coringa, não li ainda A Piada Mortal, mas adorei a dica do desenho animado.

    ResponderExcluir

Facebook