Retrospectiva Literária: Melhores leituras de 2016

28 dezembro


O ano de 2016 foi marcado por grandes leituras, conheci a escrita de autores incríveis e tive a oportunidade de ler livros que gostaria de esquecer a história só para lê-los como se fosse a primeira vez. Por isso, decidi fazer esse post indicando as minhas melhores leituras do ano, porém essa não é uma tarefa tão simples. Todos os livros citados possuem resenhas no blog e para acessá-las basta clicar na imagem do livro desejado.
Como esse ano decidi que iria ler mais HQs não poderia deixar de citá-las, por isso escolhi duas que são totalmente opostas uma da outra, porém têm em comum o fato de serem biográficas: “Maus: a história completa” (Art Spielger) e “Soppy: os pequenos detalhes do amor” (Philippa Rice). Maus traz relatos reais sobre a segunda guerra mundial, é um livro intenso que apresenta a verdade nua e crua de uma época que assombra a humanidade até os dias de hoje mesmo após tantos anos. Soppy por sua vez é de uma extrema leveza, retrata o amor em sua forma mais simples e encantadora, demonstrando que o amor se encontra nos pequenos detalhes do dia-a-dia.


Esse ano foi marcado pelo lançamento de grandes thrillers psicológicos e sem dúvidas um que me deixou ansiosa do início ao fim foi “Caixa de pássaros” (Josh Mallerman), eu senti os medos e anseios junto a protagonista, além disso, fiquei o tempo todo imaginando o quão difícil seria sobreviver em tais condições.

Um autor que marcou bastante o meu ano foi Millan Kundera com a sua incrível habilidade de descrever a alma humana com todos os seus erros e acertos. “A insustentável leveza do ser” foi um livro que me fez refletir e compreender melhor as questões humanas, o equilíbrio entre a leveza e o peso da alma.

O sol é para todos” (Harper Lee) foi outro livro que me pegou de jeito e me conquistou pela narrativa simplista e delicada de uma criança sobre um assunto que merece destaque, o preconceito. O livro é repleto de camadas e mesmo depois de lido a história fica martelando na nossa mente possibilitando a extração de novas lições.

Em algum lugar nas estrelas” foi outro livro narrado por uma criança que me conquistou, o livro traz uma história sobre amizade, superação e respeito às diferenças. Duas crianças partem em uma grande aventura em uma floresta, eles precisam enfrentar tanto perigos impostos pela natureza quanto por outros humanos, a jornada é repleta de lições e auto-descobrimento.

Não poderia deixar de citar o rei e a rainha do romance policial, Sir. Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, eles já são leituras obrigatórias na minha vida. “Um estudo em vermelho” foi o romance de estréia do detetive Sherlock Holmes e foi uma leitura agradável e surpreendente, fiquei encantada com a composição do crime, dos personagens e das cenas, sem dúvidas é uma leitura extremamente válida para os leitores do gênero. “Os Crimes ABC” foi surpreendente, quando achava que já conhecia o estilo de escrita da Agatha Christie me surpreendi com uma narrativa totalmente distinta dos demais que já havia lido da autora e mais uma vez me vi imersa tentando desvendar quem é o serial killer do livro.



Na categoria de ficção científica vale ressaltar a série Fundação do autor Isaac Asimov que foi uma das minhas primeiras leituras do ano e abriu com o pé direito a lista e que me deixou com um gostinho de quero mais livros do autor. “Interestelar” é um livro sobre viagens espaciais que eu tinha muito interesse de ler desde quando vi o filme e para a minha surpresa fiquei ainda mais fã  após ler o livro. Essa é minha lista de melhores leituras do ano e vocês já fizeram a suas?


Você pode gostar

14 comentários

  1. Oi Carol, eu preciso ler O Sol é Para Todos o mais rápido possível, está sendo como uma meta de vida sabe. Comecei a ler esse ano, Caixa de Pássaros, mas a leitura não fluiu e acabei abandonando o livro.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol é para todos é excelente vale a pena lê-lo, quando comecei me perguntei porque ainda não comecei antes a leitura. Caixa de pássaros de fato divide muitas opiniões, mas para mim funcionou bem.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Adorei as escolhas que fez e fiquei bem intrigada, anotando os títulos da maioria porque ainda não li e deve ter ótimos motivos para que você os tenham classificado como melhores leituras!
    Um dos que mais quero ler é Soppy pois vi muitos comentários extremamente positivos quanto a esta obra fofa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem?
      Soppy é muito fofo e mostra os pequenos detalhes do amor, nada fantasioso ou parecendo contos de fadas, tudo muito real que poderia ser com qualquer pessoa. Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Beijos

      Excluir
  3. Estou louca para ler Caixa de pássaros e O sol é para todos. Tudo dá Agatha Christie e do Sherlock Holmes me interessa. Belas indicações as suas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... Agatha e Conan Doyle estão na lista dos meus autores favoritos, vale a pena!
      Caixa de Pássaros é um suspense muito bom, conseguiu prender a minha atenção do início ao fim. O sol é para todos é magnifico todos deveriam ler.
      Beijos

      Excluir
  4. wooooooow o Livro de Interestelar *O*
    EU AMOOOO o filme, não sabia que tinha o livro *--*
    Amei sua lista <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia leia... principalmente porque se você gostou do filme vai gostar ainda mais do livro, pois muitas coisas ficam ainda mais claras no livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, dos livros que você citou eu li apenas o da Agatha. Tenho bastante curiosidade de ler 'Maus' e 'Caixa de Pássaros'.

    Que 2017 seja ainda mais maravilhoso e repleto de ótimas leituras.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, Maus é uma ótima leitura, as ilustrações são ótimas e retrata muito bem situações vividas pelo pai do Art (autor) durante a segunda guerra. Eu super recomendo Caixa de pássaros para quem gosta de suspense.
      Espero que 2017 também lhe traga diversas leituras boas.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, quero muito ler essas HQs, e O sol é para todos é um dos meus livros favoritos. Dos demais, todos me parecem realmente ótimas leituras pelos seus comentários e por tudo o que já ouvi falar sobre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol para todos é puro amor <3
      Espero que faça ótimas leituras.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Carol, estes dois ja me ganharam Agatha Christie, e do detetive Sherlock Holmes são dois generos que gosto muito e este ano de 2017 quero muito conseguir ler mais. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, tudo bem?
      São dois autores que merecem destaque, geralmente não decepcionam. Espero que esse ano seja repleto de ótimas leituras!
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir

Facebook