Resenha: Quebra-Nozes e Camundongo Rei

02 setembro

Já tem algum tempo que não leio clássicos infantis e depois de ler comentários maravilhosos a respeito de Quebra-Nozes e Camundongo Rei, decidi embarcar na leitura. Apesar de conhecer poucas adaptações desse livro, não posso negar que tenho uma vontade imensa em assistir pessoalmente ao NYC Ballet que apresenta tão maravilhosamente essa história, originalmente chamada The Nutcracker.
Marie é uma garota muito amável que em todos os anos de natal, assim como seus irmãos, aguarda ansiosamente pelos presentes da família. Apesar de ter ganhado presentes maravilhosos, o que chama a atenção de Marie é um pequeno boneco de madeira na árvore de natal que aparentemente era bem desengonçado, mas com os dentes quebraria as cascas duras das nozes para toda a família. O pequeno Quebra-Nozes era mais um dos presentes do Dindo Drolssemeier que era sempre fazia extraordinárias invenções e contava muitas histórias alimentando a imaginação dos sobrinhos. Desde aquele instante Marie apegou-se ao brinquedo e tomou o maior cuidado com ele até seu irmão Fritz estragar-lhe os dentes e por esse motivo, ele passou a ser só de Marie. Naquela noite, ela decidiu brincar até tarde com o Quebra-Nozes em seu quarto de brinquedos, até coisas muito estranhas começarem a acontecer. O quarto criou vida e um exército de camundongos se aproximava, e a partir desse momento muitas coisas começam a acontecer na vida de Marie que faz de tudo para proteger o Quebra-Nozes, mas também sabe que não é possível dividir todos esses momentos com sua família que jamais ia acreditar em tudo o que ela estava vivendo.
Quebra-Nozes e Camundongo Rei é um livro maravilhoso que apesar de ter sido escrito originalmente para um público infantil, não possui uma linguagem muito simples. Mas ao mesmo tempo traz uma história tão encantadora que fica difícil não se conectar com seus personagens.
Marie é uma personagem cativante, cheia de sonhos que junto com seu irmão Fritz se encanta pelas histórias do tio Drosselmeier, incluindo a do Quebra-Nozes que faz com que Marie sinta ainda mais compaixão pelo pequeno boneco. É um livro que fala de sonhos, tem muitas aventuras e o clima natalino perfeito para quem ama essa época. Ler esse livro me fez viajar por lugares que imaginei enquanto criança.


A edição está encantadora e o livro tem ilustrações maravilhosas, além de vir acompanhada com a biografia do autor. Para quem gosta de clássicos infantis, a leitura está mais do que recomendada. É um livro para todos os públicos, e se você gosta de natal, aventura, sonho e família, não pode deixar de ler esse livro!


Você pode gostar

10 comentários

  1. Oiii Thalita, como vai?
    Menina que obra mais linda, gente do céu adoraria ter na minha estante e realizar a leitura. Além do mais a sua resenha está um arraso e dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. A edição é muito linda mesmo. Beijos.

      Excluir
  2. Olá,
    Faz muito tempo que não tenho uma leitura do tipo e achei bem interessante. Anotei a dica.
    É bom quando nos deparamos com uma obra da qual é difícil não se apegar aos personagens!
    Parece ser uma obra incrível e envolvente. Sem contar que você menciona a edição maravilhosa!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, espero que faça uma ótima leitura. Esse livro é encantador e vale muito a pena. Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Thalita! Achei ótima a indicação e o destaque para a mensagem sobre sonhos e imaginação, que são coisas que me encantam! É tão bom encontrar leituras infantis que acabam abraçando outros públicos, não é?
    Adorei também as fotos! Parabéns!

    Bjs,
    Yohana Sanfer

    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que lindo! Só li o Soldadinho de Chumbo, mas o do Camundongo Rei ainda não li, a história parece ser encantadora e assustadora ao mesmo tempo. Adorei a indicação!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee Thalita ^^
    Eu nunca li essa história, mas assisti muito o filme da Barbie e o Quebra-Nozes....haha' não era um dos meus filmes favoritos da Barbie, mas eu gostava bastante, e sempre achei muito bonitinho. Não sou de ler livros infantis, mas fico feliz em saber que você gostou da obra, e da protagonista também. É tão bom ler livros que falam sobre sonhos e esperança, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Thalita!

    Parece bem mesmo livro infantil, que coisa linda! Só de ter essas ilustrações maravilhosas dá aquela vontadinha de comprar nem que seja pra deixar na estante, né? Não fiquei muito curiosa com a história em si, mas já gostei da Marie logo de cara, parece ser uma menininha super adorável.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thalita!
    Eu sinceramente nunca soube a história do Quebra-Nozes, que vergonha! Livros infantis as vezes são bem legais de se ler, principalmente numa edição bonita dessa!
    Eu fiquei encantada só com o que já li na sua resenha, então quero muito poder ler esse livro um dia!

    ResponderExcluir
  8. Que livro fofo esse! E assim como a Nath, não conheço a história do Quebra nozes, mas quero muito conhecer! Não sabia sobre o livro, e como adoro ler de vez em quando livros infantis, já vou adicionar nos desejados.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Facebook