Resenha: Biblioteca de Almas (O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #3)

21 setembro


Resenhas: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares | Cidade dos Etéreos
Biblioteca de Almas” é o terceiro e ultimo livro da série “O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” do autor Ransom Riggs. Eu gostei bastante da série, os livros são repletos de aventuras, momentos de tensão, muita peculiaridade e algumas bizarrices. As fotos, o contexto, a ambientação e a ação se complementam em todos os livros e encerram a história com louvor.
As Ymbrynes junto com as crianças peculiares foram sequestradas pelos acólitos. Esses possuem objetivos perversos para se tornarem poderosos e assim dominar o mundo peculiar, cabe ao Jacob Portman, Emma Bloom e o cachorro peculiar Addison McHenry usar suas habilidades para evitar que isso aconteça. Jacob além de ver os etéreos, começa a desenvolver novas habilidades, porém não há tempo para treinamento, a vida dele e dos amigos depende quase exclusivamente de sua nova habilidade. Emma tem o poder de produzir fogo e Addison além de ser um cachorro que fala, ele tem uma grande habilidade para rastrear peculiares. Juntos irão se aventurar no Recanto do Demônio, uma fenda temporal que abriga os mais diversos tipos de peculiares, uma terra sem lei e dominada por escravagistas de peculiares.
O terceiro volume da série vai ainda mais a fundo sobre as histórias dos peculiares e dos acólitos, ao longo do desenvolvimento são apresentados novos personagens bem interessantes e que vivem marginalizados no mundo peculiar. A nova fenda temporal é totalmente diferente do que é mostrado nos livros anteriores, não é um local seguro ou bonito, seus habitantes são não maioria peculiares sem escrúpulos, muitos vivem na miséria, são viciados, piratas, ou até mesmo exilados que não seriam aceitos em nenhuma outra fenda que não fosse o Recanto do Demônio. Tendo em vista isso Jacob, Emma e Addison não sabem em quem devem confiar e precisam bolar um plano rápido para resgatar os amigos no covil dos acólitos antes que seja tarde demais.
 Os capítulos iniciais começam com um ritmo bom, acompanhado com cenas de ação e descobertas, em seguida eu tive a impressão que o ritmo diminui um pouco até que os personagens começam a se aventurar pelo Recanto do Demônio e aí mais uma vez a história alcança um bom ritmo. Em suma a leitura é extremamente ágil, me vi envolta de universo que ao mesmo tempo é bizarro e encantador, em grande parte fiquei ansiosa e nervosa pelos personagens.
A narrativa em primeira pessoa realizada pelo Jacob em nenhum momento fica cansativa. O personagem apresenta incertezas compatíveis com a idade, ele se ver dividido entre a vida antes e após descobrir sua peculiaridade. O que é perfeitamente compreensível sendo que antes ele levava uma vida pacata e em poucos dias seu mundo vira de cabeça para baixo e ele precisa lidar com peso da responsabilidade de precisar salvar os amigos, as experiências e incertezas do primeiro amor, a perda do avô e a distância que precisa manter dos pais.
A forma como a guerra se desenvolve é ótima, as batalhas são bem construídas, os momentos de tensão bem distribuídos, o que culminou em um desfecho satisfatório e com algumas surpresas. Achei as decisões finais bem acertadas e compreensíveis, algumas questões ficaram no ar, mas nada que de fato atrapalhasse o contexto geral.
Em relação a edição, mais uma vez está maravilhosa. O livro é capa dura e acompanha jacket assim como o segundo volume da série. As páginas são coloridas, impresso em papel pólen (folhas amarelas), fonte e espaçamento entre as linhas adequados. As fotos ao longo do livro complementam bem e permitem que o leitor tem uma ideia melhor da cena.

Mesmo encerrando a leitura com algumas dúvidas e achando que algumas pontas faltaram ser amarradas, não foram empecilhos para que eu desgostasse da série, pelo contrário achei o desfecho satisfatório, atendeu bem as minhas expectativas (que não eram baixas). Essas dúvidas e pontas se referem ao universo em questão o que acaba deixando a opção para o autor continuar escrevendo sobre o mundo peculiar. Quem sabe não somos presenteados com mais histórias peculiares? Não custa sonhar. Indico para todos que gostam de ficção fantástica. 

Você pode gostar

9 comentários

  1. Olá,
    Ainda não li nenhum dos volumes da série, mas estou muito curiosa para ler o primeiro e então poder conferir a adaptação cinematográfica.
    A premissa do livro é bastante interessante e fico feliz que as batalhas são bem desenvolvidas.
    Uma pena que tenha ficado algumas dúvidas e a sensação de não ter tudo bem amarrado, ainda mais por ser o último volume.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol!
    Ainda não li os livros anteriores dessa série, mas pretendo ler essa semana antes de assistir o filme!
    Li várias coisas boas sobre essas obras e fiquei ainda mais ansiosa (e aliviada) depois que li na sua resenha que é uma história agil e com ritmo bom (é tudo o que eu precisava agora haha). Só é uma pena que ficaram algumas pontas né? =/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bom?
    Eu me apaixonei loucamente pelo primeiro livro e estou com o segundo aqui mas ainda não li. Por isso eu li sua resenha, tentando não ler muito sobre os pedaços da obra em si. De qualquer forma, vejo que a qualidade da história continua nesse terceiro livro *-*
    Já quero!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol, tudo bem?
    Confesso que quando esse livro fez o boom de hype, não me interessei muito, mas a medida que as resenhas foram saindo e eu lendo, vi que era fantasia e ai mudaram as expectativas. Até agora não li nem o primeiro porque estou esperando ser lançado pela Intrínseca para ter todos na mesma edição. Pena que você disse que tem pontas soltas, mas será que isso já não foi intencional pra ter mais da série? Sua resenha está impecável e me atiçou mais. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    São muitos os elogios que essa trilogia recebe, mas realmente não me empolgo muito pelo enredo - ainda que saiba não tratar-se de um completo terror, mas ainda assim não é uma temática que me atraia na literatura. Apesar disso, bom saber que o autor consegue fechar bem a história nesse último livro, e cumprir com as expectativas em geral. Até conferi meio por cima o trailer da adaptação que está para sair esse mês, se não estou enganada, mas, assim como o livro, também não pretendo assistir, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa série tem sido uma explosão de sucesso e tenho muita vontade de ler, apesar de que, confesso, tenho medo desse tipo de leitura. Que bom que em nenhum momento a narrativa fica cansativa. Na verdade, adoro narrativas em primeira pessoa. Bom saber que as batalhas são bem construídas e que os momentos de tensão são bem distribuídos. Sua resenha me fez ficar com ainda mais vontade de ler a série.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!

    Essa série tá bombando mesmo aqui na blogosfera, muita gente tá lendo. Eu não sou 100% fã de ficção fantástica, mas véi, leria com todo gosto. Acho que só uma coisa me incomoda um pouco nesses livros: as fotos me matam de medo, mas né, entendo que fazem parte do contexto. Realmente, não custa sonhar que as pontas soltas sejam só uma abertura para novas histórias sobre os peculiares. Fico feliz em saber que a narrativa do Jacob condiz com a idade dele, vejo muitos livros por aí de adolescentes que pensam como crianças, ou de crianças maduras demais...

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não li sua resenha devido não ter lido o segundo livro ainda rs'
    Eu li o primeiro e cara, que história fantástica e estou louca pelas continuações, me falta money rs' estou louca com o lançamento do filme amanhã.. com certeza é uma das séries mais fantástica que conferi essas fotos são maravilhosas e dão um toque especial na leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, fiquei desanimada em acompanhar essa série, pois pensei que fosse terror e me deparar com aventura fantástica, foi um banho de água fria, por isso mesmo acabei abandonando a leitura, não consegui me envolver com história, mas para quem gosta do gênero, com certeza vai curtir mais, talvez esses pontos em abertos, sejam respondidos no livro de contos, viu que saiu na Amazon? Quem sabe não responde alguns questões em aberto? Enfim, bom saber que a trilogia foi boa, mesmo que eu não venha a ler, pois realmente me desanimou, acredito que muitos leitores possam sim gostar.

    ResponderExcluir

Facebook