Resenha: Uma Canção pra Você

13 agosto


Eu recebi o livro Uma Canção Pra Você da autora Luiza Trigo no sorteio de cortesias do Skoob e logo fiquei bem curiosa para realizar a leitura. Já havia ouvido algumas críticas positivas em relação a escrita da autora e pude atestar através da leitura que é realmente boa. Esse é o terceiro volume da série Meus 15 anos que irá contar em cada livro uma história diferente a respeito de uma das amigas de um grupo, portanto as protagonistas alternam. Devido a esse motivo não vi problemas em ler a série sem seguir a ordem exata.
Nesse volume é apresentada a história de Amanda, uma jovem filha de pais separados que moram em cidades diferentes, sua mãe mora no Rio de Janeiro e seu pai em Curitiba. Ela está vivendo momentos conturbados no Rio por causa do ex-namorado que vive telefonando e ela não consegue colocar um ponto final nessa relação. Devido a isso ela decide antecipar a ida para passar o natal com o pai em Curitiba.
Ao chegar na casa do pai ela revive as lembranças da infância e sofre com o estado em que o avô se encontra, ele já não quer falar com mais ninguém e como ele sempre foi muito participativo o na vida de Amanda, além de ser o seu principal incentivador ela tem que se manter forte perante a situação.
Amanda tem uma ligação muito forte com a família do pai, o que torna a estadia dela em Curitiba bem agradável. Ela e o primo dela, Vinícius, são grandes amigos. Ele precisa que ela o ajude a compor uma música para participar de um concurso que irá possibilitar a realização de um grande sonho dele. Amanda tem um grande talento tanto para compor quanto para cantar, mas não consegue se apresentar em público, nem mesmo suas melhores amigas tem conhecimento desse talento e esse será um grande obstáculo na tentativa de ajudar o primo. Mesmo estando disposta a colaborar com a música essa não será uma batalha interna fácil.
Em meio a todos os problemas que precisa enfrentar com um ex neurótico, os problemas de saúde do avô e a timidez de se apresentar em público, ela irá se encantar por um amigo de seu primo, que possui um grande talento musical. Esse sentimento será algo totalmente novo, principalmente por ele ser bem diferente do seu ex-namorado. Após o fim do relacionamento ela começou a perceber que viveu muitas situações abusivas durante o namoro e nem percebia quão mal  ele fazia mal a ela e nem percebia.
As amigas mesmo distantes se fazem presentes seja por mensagens de textos ou ligações. É possível sentir através da narrativa o quão forte é a amizade. Deixando a leitura bem gostosa.
A escrita da Luiza Trigo é fluida, não é cansativa e pode perfeitamente ser feita em algumas poucas horas. Ela usa uma abordagem leve para temas tão complexos que muitos adolescentes vivem nessa fase da vida, auxiliando-os a vencer os medos e persistir em seus sonhos. Não há dúvidas que ela sabe se comunicar com o seu público alvo.
A protagonista vive todas as inseguranças comuns da idade, mas em nenhum momento isso deixa a narrativa cansativa ou deixa a personagem enjoada, pelo contrário é possível compreendê-la e sentir os medos que a impedem de realizar o seu maior sonho. Durante a leitura eu torci muito para que ela tomasse decisões acertadas que a ajudassem a solucionar ou aceitar os problemas que precisava enfrentar. De certa forma me vi de volta a adolescência ao ter contato com esse livro e eu gostei bastante dessa sensação.
A edição está muito bonita, a capa é bem atrativa para o público ao qual se destina e para todos que gostam de ficção infanto-juvenil. O tamanho da fonte está ideal e mesmo as folhas sendo brancas não fiquei incomodada. Ao final de cada capítulo tem algumas ilustrações de notas musicais o que confere um charme a mais e reforça ainda mais a paixão da protagonista pela música.
E falando do amor da protagonista pela música outro fato interessante é que o título dos capítulos são nomes de músicas, geralmente de pop rock e gostei bastante de vê-las interligadas com os assuntos dos capítulos. Ao final do livro a autora deixa um recado explicando que todos os livros da série possuem títulos que expressam as grandes paixões das protagonistas, além claro, de disponibilizar a playlist completa do livro.
A experiência de leitura foi bem agradável, estava procurando um livro menos denso e mais descontraído e este atendeu perfeitamente os requisitos. Recomendo a leitura para as adolescentes e para todos que gostam de ficção infanto-juvenil com um leve gostinho de Sessão da Tarde. O romance presente na obra é bem suave e gostoso de se acompanhar, portanto se você está em busca de uma leitura leve eu recomendo esse livro.

Você pode gostar

6 comentários

  1. Adoro livros que mesclam história com música e se eles forem fofinhos então, aí mesmo que me chamam a atenção. Nunca li nada da autora, mas também sempre vejo o povo elogiar, tenho curiosidade com a escrita dela.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, eu adoro música, então, a autora me ganhou com o tema desse livro, com a criatividade de colocar musicas como títulos dos capítulos totalmente relacionados à história e ainda acrescentar a playlist. Eu conheci a autora na Bienal, mas de longe, não consegui chegar perto dela, pois foi uma loucura!!!!Ela tem muitos fãs, que gritavam muito, eu fiquei impressionada, risos.. parece ser um livro muito fofo, com amizade, amor, sonhos, desafios e conquistas. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei a capa do livro, bem divertida e encantadora. Adorei essa história de concurso de música, os dramas familiares por que a protagonista passa e a polêmica do relacionamento abusivo. Se a leitura é fluida, é um facilitador para a leitura. E adorei saber que os títulos dos capítulos são nomes de músicas, interessante demais!
    Valeu a dica!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Sempre acho super legais esses detalhes de capitulos com titulos de música e tal, acho que dao um charme a mais no livro. Não sou muito fã de infanto-juvenis mas acho legal sempre tratarem de assuntos sérios, é importante que a faixa etaria leia sobre essas coisas. No mais, parece ser um livro bastante agradavel mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essas leituras mias jovens e leves, gostei bastante da premissa. Sua resenha me deixou bem empolgada para ler a obra. Adoro o gênero e a leitura parece ser muito fofinha. A capa está muito lindinha. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já tinha visto o livro anteriormente, mas não sabia do que se tratava. Não gosto muito de romances, porém, abro uma exceção para aqueles livros que são bem leves e tranquilos e esse, por ser um livro infanto juvenil, ele aparenta ser bem gostoso de ler. Além disso, gostei da temática. Trabalhar com como ela irá superar a sua vergonha e a amizade de suas amigas, são temas gostosos e bons para a facha etária do livro.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Facebook