Resenha: Só Você Pode Ouvir

08 agosto

Meu conhecimento sobre mangás ainda é algo novo, Só Você Pode Ouvir é o meu segundo contato com o gênero e a cada nova leitura eu me vejo cada vez mais envolvida pelo universo de quadrinhos japonês, desejando realizar novas leituras. Esse mangá é one-shot, ou seja, uma história curta em volume único. Hiro Kiyora fez uma adaptação de um conto escrito por Otsuich, o mesmo conto também foi adaptado em filme que ainda pretendo ver. O mangá traz uma história carismática, que expõe os sentimentos de forma sincera e bem expressiva.
Ryo é uma adolescente que não tem amigos e é tímida, além disso, ela se sente excluída por não possuir celular. A primeira publicação desse mangá foi realizada em 2007, os celulares ainda não tinham uma tecnologia tão avançada quanto hoje, mas já estavam eram bem populares, as funções se restringiam a telefonar, mandar mensagem e usar o alarme. Todos os colegas de Ryo estão o tempo todo se comunicando através dos respectivos celulares e ela sente vontade de fazer parte desse universo e principalmente de ter com quem conversar. Porém, ela tem dificuldades para se comunicar, toda vez que alguém se aproxima para conversar a voz dela simplesmente não sai.
Ela começa a imaginar que possui um celular, cria em sua mente a imagem perfeita de um e até mesmo define o toque para chamada. O inesperado então acontece ela recebe uma ligação e começa a conversar com Shinya, um garoto que assim como ela também está no ensino médio. A princípio  ela se questiona se ele realmente existe e procura uma forma de provar se ele é ou não fruto de sua imaginação assim como o celular, mas logo percebe que ele é real.
Uma história comovente que mostra como timidez pode afetar a vida de uma pessoa e como é importante ter alguém que ajude a superar as barreiras que impedem a socialização. Shinya é um personagem cativante que apesar de não se ter tanto conhecimento a respeito da sua vida no momento em que é apresentado ele logo conquista o leitor. Ele apóia Ryo a tentar vencer a timidez, propõe formas que irá ajudá-la a se socializar com outras pessoas. Ao final do mangá é apresentado um capítulo dedicado a contar a história de Shinya e mostrar o quanto Ryo também é importante para ele.
É perfeitamente possível se identificar com a história dos personagens desse mangá e compreender o que eles sentem. O foco principal não é a exclusão tecnológica e sim o sentimento de solidão que aflige os personagens por existir barreiras que as impedem de estabelecer laços de amizade com outras pessoas, levando assim a reflexão sobre alguns aspectos da sociedade e da timidez.
Eu me encantei com todos os detalhes dessa história e por diversas vezes me peguei refletindo sobre todas as situações vividas pelos personagens. A leitura é simples, fluida, rápida e altamente reflexiva. O final não deixou a desejar, apesar de ser triste fechou com chave de ouro a trama.
Os traços do mangá são realmente lindos. As ilustrações encantadoras e cheias de expressão, os diálogos são complementados pelo forte sentimento que os quadrinhos passam. Sendo assim indico a leitura para todos que gostam desse universo ou que pretendem começar a se aventurar por ele, os mangás que possuem somente um volume são ótimos para familiarizar com esse tipo de quadrinho. O conteúdo apresentado é classificado como drama e é indicado para maiores de quatorze anos.
Vale a pena ler!

Você pode gostar

14 comentários

  1. Oiii, como vai?
    Gente que coisa mais linda esse mangá, com toda certeza quero ler para ontem <3 me apaixonei perdidamente e achei uma fofura que só.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      Ele é realmente lindo, vale a pena lê-lo.
      Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá,
    Gosto bastante de conhecer um pouco mais sobre mangá, mas não tenho o hábito de ler.
    Por isso passo a dica.
    Adorei a capa e a resenha está incrível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      Eu comecei tem pouco tempo a ler e acabei me surpreendendo, agora quero ler vários...
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  3. Para ser sincera, os únicos mangás que eu realmente gosto são os da Turma da Mônica hahahaha. Não leio com muita frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      As primeiras HQs que li foram da Turma da Mônica e gostava bastante, cheguei até acompanhar a Turma da Mônica Jovem quando começou a ser lançada. Quando embarquei nesse universo novamente eu acabei me surpreendendo e descobrindo que existem quadrinhos de alta qualidade, é possível encontrar desde clássicos da literatura adaptados até HQs biográficas. Quem sabe você ainda não encontra uma leitura que goste.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu com mangá só completamente leiga, ainda não consegui ler nenhum. Esse ano comecei a ler HQs, mas depois quero me aventurar ema alguns mangás sim.
    E já vou anotar este que você leu para ser um dos primeiros, pois gostei da premissa dele. Valeu pela dica ;)

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Estou adorando ler mangás, espero que você aprecie a leitura.
      Beijos

      Excluir
  5. Hello!
    Eu preciso me aventurar mais no mundo dos mangás.
    Vou anotar sua dica.
    As ilustrações parecem bem simples, geralmente eu gosto de algo mais elaborado nesse tipo de ilustração. Mas com certeza fiquei com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati,
      Realmente as ilustrações são bem simples, mas os traços ainda assim são muito bonitos.
      Fico feliz que a resenha tenha despertado o seu interesse em ler.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Nunca li nenhum mangá e nem anime rs' mas gostei desse e achei a história bem fofa, fiquei curiosa e achei o desenho muito bonito, mas não sei se leria por agora, a dica é ótima ainda mais por ser único rsrs.. espero conferir!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei justamente por esses que são volume único, agora já estou me sentindo preparada para encarar os que possuem vários volumes.
      Se decidir ler espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, também estou entrando nesse mundo de mangá e animes por agora. Adorei sua dica e adorei sua resenha. Já estou adicionando a minha listinha. Me interessei por esses gênero que tenha shoujo <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Obrigada! Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir

Facebook