Resenha: Para Onde Você foi?

25 julho


Eu tive o prazer de ler a obra “Para Onde Você foi?” através da parceria com a autora Josiane Scapin Dutra. Um livro que narra uma história fictícia, porém poderia perfeitamente ser uma história real de alguém conhecido ou até mesmo o próprio leitor pode se identificar com algumas situações vividas pela protagonista.. A vida nem sempre é um mar de rosas, é preciso enfrentar diversos obstáculos para alcançar aquilo que almeja. É através de Clarissa, uma mulher forte e batalhadora que a autora nos conduz em uma narrativa capaz de nos emergir em uma trajetória repleta de percalços em busca da realização dos sonhos.
Esse é o segundo livro da autora e é inegável sua habilidade em conduzir uma trama bem elaborada e consistente. Clarissa quando chega a Porto Alegre traz consigo a necessidade de ajudar os pais que possuem uma vida difícil no campo, além de ter os traços de uma jovem inocente do interior que se ver perdida em uma cidade grande em busca de um emprego. Não se engane acreditando que ela terá uma vida de contos de fadas, encontrar um emprego, conseguir se manter na cidade e realizar seus sonhos não será uma tarefa fácil, pois a vida prega as suas peças. Em relação a vida amorosa da protagonista ela viverá altos e baixos, terá que lidar com rapazes que só desejam viver aventuras e irá se ver dividida entre seus sonhos e viver uma grande paixão.
Um dos aspectos que mais me agradou em Clarissa é a sua busca incansável pelos seus sonhos, confesso que diante de várias circunstâncias em que ela vive ao longo do livro eu não teria forças para prosseguir, mas ela se mantém firme. O que não quer dizer que ela não teve os seus momentos de fraqueza, ela vive as dúvidas, suas tristezas e angústias, ela se questiona se deve ou não voltar para o campo e desistir de seus sonhos. Mostrando assim um lado humano, onde todos estão suscetíveis a cometer erros e ainda assim demonstra a capacidade de continuar persistindo na busca do tão almejado lugar ao sol.
A narrativa é em terceira pessoa, somente alguns trechos narram os pensamentos e percepções da protagonista em relação a algumas situações. Durante o desenvolvimento não nos deparamos com muitos diálogos, o leitor tem uma visão mais geral sobre o teor dos assuntos tratados entre os personagens. Esse aspecto me incomodou um pouco, pois gosto de narrativas repletas de detalhes, descrições e diálogos, que envolvem o lado mais emocional dos personagens, mas isso é só uma preferência pessoal.
O livro publicado pela Quatrilho Editorial um selo da editora Belas-Letras conta com uma edição simples em capa cartão. As folhas são amareladas, a fonte é confortável e o espaçamento entre as linhas é bom. A capa é realmente muito bonita, com detalhes que remetem a paixão pela música e as mudanças que a protagonista precisa encarar ao longo de sua trajetória. Outro detalhe que gostei bastante foi a presença de trechos de músicas pop-rock no início dos capítulos, fazendo uma breve introdução do que ocorrerá no capítulo.

Indico a leitura para todos que estão em busca de um livro que fala sobre sonhos, perdas, desilusões, erros, metas e amor. Ao longo da narrativa o leitor é presenteado com uma história consistente, onde os personagens estão em crescimento contínuo, amadurecendo no decorrer das páginas e emocionando. 
Interessou-se pelo livro? Ele está disponível para venda nas seguintes lojas virtuais: Do Arco da Velha, Livraria Cultura e Saraiva. Quer saber um pouco mais sobre a autora (clique aqui).

Você pode gostar

16 comentários

  1. Olá,
    Desconhecia o livro e gostei de saber um pouco mais sobre ele.
    Parece ser uma leitura ser interessante, mas me desanimou um pouco saber que não há muito diálogo entre os personagens porque gosto bastante, principalmente se conter um tom meio sarcástico.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.

    Eu não conhecia este livro e lendo sua resenha achei o livro interessante, mas não para ser lido no momento porque o livro contém poucos diálogos e adoro ler diálogos. Vou deixar a sua dica anotada para quem sabe eu leia futuramente.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Espero que em um momento mais adequado você realize a leitura e que aprecie. Apesar de não ser recheado de diálogos temos uma panorâmica bem real das curvas da vida e nos pegamos refletindo sobre em grande parte da vida.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, parece ser um livro dramático e interessante, mas essa falta de dialogos e detalhes não iria me agradar, assim como você gosto de histórias mais recheadas e que cativam, não aprece ser esse o caso!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, eu também sou fã de diálogos e mesmo tu comentando sobre o livro, acho que por agora eu não leria, sei lá,. acho que me colocaria pra baixo, a leitura seria cansativa e não faz muito meu estilo. Dessa vez passo a dica.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carol. Adoro livros em que a protagonista é forte e luta por aquilo que quer, independente de tudo. Servo como inspiração e um empurrão para que eu faça a mesma coisa.
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser bem interessante. Apesar de que eu não gosto muito de livros com poucos diálogos, eu daria um chance para ele. Essa capa está linda e eu não conhecia esse selo da editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      É muito bom quando deparamos com personagens que nos incentivam a continuar correndo atrás dos nossos sonhos. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo e fazer uma boa leitura.
      Beijos

      Excluir
  6. Carol, não conhecia esse selo nem a obra e sua autora.
    Adorei Clarissa já, amo personagens que lutam pelo que querem e pelo que você falou ela é uma do tipo que a gente acompanha e sente as mesmas emoções.
    Espero ter a oportunidade de ler porque parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah,
      Se tiver a oportunidade de lê-lo espero que faça uma boa leitura.
      Clarissa é uma protagonista bem cativante!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Eu ainda não conhecia o livro e nem a autora mas fiquei bem curiosa com o enredo e com Clarissa que pelo visto tem uma personalidade forte e determinada.
    Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Ela é bem determinada e enfrenta muitas adversidades no caminho, é justamente esse ponto que deixa o enredo ainda mais real. Foi muito bom ter tido a oportunidade de ler esse livro.
      Beijos

      Excluir
  8. Eu não conhecia a obra, nem o selo da editora, que interessante. Fiquei curiosa para ler o livro, é o segundo hoje que sei que se ambienta em Porto Alegre, gostei de saber disso. Tem poucos livros que se passam aqui. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      O selo Quatrilho é bem interessante por ser voltado para autores da sua região, acredito que você encontrará muitos títulos que irão despertar seu interesse através desse selo.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá. Ainda não conhecia a autora e adorei a sua resenha. Amo histórias com dramas, escolhas difíceis pelo personagem e acompanhar tudo com música no início de cada capítulo deve deixar o livro ainda melhor.
    Valeu a dica.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla,
      Acredito que você irá gostar bastante desse livro.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá. Ainda não conhecia a autora e adorei a sua resenha. Amo histórias com dramas, escolhas difíceis pelo personagem e acompanhar tudo com música no início de cada capítulo deve deixar o livro ainda melhor.
    Valeu a dica.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Facebook