Resenha: Once Upon a Time - Uma Antologia de Contos de Fadas

19 julho

Sempre fui encantada pelo mundo dos contos de fadas por ser a primeira experiência literária que vivenciei. Lembro-me que durante a minha infância, passei muito tempo frequentando a biblioteca da minha escola só para ter a oportunidade de ler essas histórias mágicas sem ver o tempo passar. Mesmo depois de muitos anos, muitos contos se tornaram inesquecíveis e  tive a oportunidade maravilhosa de relembrá-los através dessa antologia.
Muitos contos famosos dos Irmãos Grimm compõem essa obra. Apesar de ter contos não tão populares também, ainda senti falta de alguns que li muitos anos atrás e gostaria de ter a oportunidade de ler novamente.  Contos como João e Maria, Cinderela, A Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e alguns outros estão presentes e trazem uma narrativa um pouco diferente da forma como a conhecemos.
Dos contos que li um dos meus favoritos é Cinderela, que através dos Irmãos Grimm ganha uma nova versão, em que o pai ao voltar da viagem presenteia  a filha com um galho que ela planta no túmulo da mãe até que ele cresça e se transforme em uma bela árvore que vai conceder os seus desejos ao invés da fada madrinha. Nessa versão, a madrasta  e as irmãs são ainda mais más, mas pagam caro pela maldade que fizeram com Cinderela.
Alguns contos não são muito conhecidos e trazem histórias tão encantadoras quanto os tradicionais. O Rei Barba de Melro e Os Seis Cisnes eu ainda não conhecia e valeu a pena a leitura de cada um deles.
Um dos pontos importantes a respeito dos Irmãos Grimm é que eles escreveram os contos durante muitos anos e ao longo do tempo foram reescrevendo alguns e mudando, devido a inúmeras críticas que receberam por conta das histórias não corresponderem ao público infantil como eles falaram. Os contos ganharam versões mais "leves" e aos poucos eles se popularizaram entre leitores do mundo inteiro.
Na coletânea da Editora Planeta, foram selecionados 30 contos e ao final de cada um deles tem uma ilustração especial. É impossível falar de todos, mas todas as histórias tem a sua "mágica" e ao final do livro desejei ter mais desses contos pra ler e reviver os momentos de "Era uma Vez" até os "Felizes para sempre".
Portanto, se você gosta de contos de fadas e desejaria relembrar essas histórias maravilhosas que fizeram parte da infância de tantas pessoas, esse é o livro que indico para você!

Você pode gostar

10 comentários

  1. Oi Thalita, gosto muito desse tipo de contos e por mais que eu sempre leia as mesmas histórias, não me canso de ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Thalita!
    Adoro os contos dos Irmãos Grimm! Acho, pela época em que foi escrito, os contos geniais. Esse livro ainda não conhecia, mas já fiquei interessada! Dica anotada! Bj

    ResponderExcluir
  3. Oii Thalita, como vai
    Que coisa mais linda essa antologia, relembra tanto a minha infância <3 de certa maneira eu lereia com toda certeza, espero que tenha em formato físico. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que amorzinho, tenho esse livro mas ainda não li todos os contos.
    Apesar de conhecer muitos na sua real história, já que estudei isso para o trabalho de conclusão da faculdade, acho muito legal conhecer alguns novos.. E se tratando de histórias que usaram na série, melhor ainda, pois amo ONCE UPON A TIME :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, não sabia desse livro e adoro contos de fadas e dos contos dos irmãos Grimm, e com certeza vou adquirir esse livro, pois amo Once Upon a Time e eles fazem parte da minha infancia e relê-los, me fará relembrar a minha infancia.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Já tinha lido algumas coisas sobre o livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Pretendo procurar para ler e também para assistir a série.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Aah, que capa linda ♥ Eu ainda não conhecia este livro, mas também gosto de contos de fadas, então fiquei curiosa para conhecer o livro. Gostei dessa versão da Cinderela onde a madrasta e as irmãs não saem impunes...hehe' Gostei do livro :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e me interessei bastante, amei a capa.Vou atras do livro pra saber mais e se pá ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Thalita.

    Não conhecia este livro de contos de fadas. Além de ter uma capa maravilhosa , saber que contém alguns contos que não conheço, deixou o livro mais interessantes. Vou deixar a dica anotada, quero muito conhecer estes contos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Thalita.
    Eu adoro contos de fadas e livros que retratam eles, adoro mais ainda ainda *-*
    Não conhecia este, mas já ta agora na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir

Facebook