Resenha: Interestelar

11 julho


Eu adoro uma boa ficção cientifica e quando assisti o filme Interestelar não me decepcionei. Assim que tomei conhecimento da existência do livro baseado no filme tive interesse em lê-lo e através da parceria com a editora Gryphus foi possível realizar essa leitura. Por ser baseado no filme não existe uma discrepância entre o conteúdo dos dois e a experiência de leitura foi realmente boa. Em relação aos detalhes técnicos a leitura foi um pouco mais enriquecedora por conter explicações claras e bem definidas de termos científicos para determinados fenômenos que são apresentados ao longo do enredo, deixando assim a leitura fácil mesmo para leigos (como é o meu caso).
A Terra já não é mais tão propícia para a vida humana, tempestades de poeira ocorrem com frequência e plantações são tomadas por pragas. A educação é básica, poucos são os alunos que são selecionados para frequentar a faculdade e a maioria é designada para cuidar das fazendas. Nada é como antes, os governos entraram em acordo a favor do desarmamento e o fim de programas que poderiam ocasionar guerras e até mesmo a história é alterada para que as pessoas aceitem de bom grado a nova vida. Cooper é viúvo, pai de dois filhos (Tom e Murph), engenheiro, ex-piloto da NASA e mora na fazenda junto com o sogro (Donald), mas nunca aceitou de fato a nova vida, sempre se sentiu inconformado em relação a vida no campo e a paralisação da evolução tecnológica.
Tom e Murph possuem personalidades distintas. Tom tem aptidão para a vida no campo, já Murph tem a personalidade parecida com o pai, estudiosa e cheia de curiosidade para descobrir coisas novas. Murph nota que sempre caem livros de sua estante, em um primeiro momento ela fala que existe um fantasma em seu quarto, porém começa a estudar a fundo com a finalidade de descodificar a mensagem que o “fantasma” quer passar para ela. Após uma tempestade de poeira forte, Murph esquece a janela do quarto aberta, quando Cooper e ela chegam ao quarto notam a presença de um campo gravitacional, Murph fica feliz porque o pai agora acredita nela, o pai passa então a tentar decodificar a mensagem também. Após passar a noite toda observando o evento Cooper chega a conclusão que a mensagem representa as coordenadas de um local e decide ir até lá mesmo sem saber o que o aguarda.
“Para onde iria? A filha tinha uma anomalia gravitacional no quarto. Bem, havia anomalias gravitacionais por todo o mundo; realmente muitas se você não fosse excessivamente criterioso com detalhes. Gravidade e massa eram intimamente ligadas; quanto mais massa uma coisa tivesse, mais ela curvaria o espaço-tempo, mais atrairia outros corpos.”
Murph e Cooper seguem até o local indicado e se deparam com uma estação espacial que ainda está em funcionamento em segredo. Cooper é convidado a integrar a equipe em uma exploração a um buraco de minhoca descoberto a pouco tempo que irá conduzi-los a outra galáxia e assim possibilitar a busca de um novo planeta para ser habitado pelos humanos. Movido pelo senso de explorador Cooper aceita a missão e como consequência sua filha Murph fica chateada com ele por estar indo embora e deixando-a para trás. Cooper porém se mantém firme na decisão e segue com a viagem espacial.
O livro é envolto por alguns mistérios como o que de fato causou o campo gravitacional no quarto, o teor das mensagens que Murph se vê encarregada a desvendar e os mistérios guardados na galáxia a ser explorada por Cooper junto com a sua tripulação. É essa aura de mistérios que confere a trama grandes surpresas e emoções ao longo da leitura. A obra possui um bom embasamento em teorias da física, o que possibilita o leitor a fazer uma imersão nesse universo, mesmo as explicações sendo sucintas, são bem claras e de fácil entendimento.
O livro é narrado em terceira pessoa, sendo o narrador onisciente, citando em algumas partes os pensamentos de alguns personagens. Dessa forma é possível ter uma visão ampla de vários acontecimentos ao longo da trama. Em relação a edição, a capa do livro é a mesma do filme assim como o título. Apesar de não ser fã de livros que apresentam capas iguais aos dos filmes, eu não tive nenhum problema com essa até porque o livro é baseado no filme e não o contrário. As folhas são brancas, a fonte é confortável e o espaçamento entre as linhas é bom. Achei a edição realmente boa.
A leitura é de fato um ótimo complemento para quem já viu o filme, porém se você ainda não assistiu o filme recomendo ler o livro primeiro, pois acredito que será uma experiência ainda mais aprimorada. Se você já assistiu o filme e gostou provavelmente irá apreciar da mesma maneira. Se por acaso se perdeu em algum momento do filme, no livro com certeza irá encontrar a resposta e poderá compreender melhor esses pontos. Enfim, recomendo a leitura para todos que apreciam uma boa ficção científica rica em exploração espacial.
Onde comprar:
Saraiva
Cultura

Você pode gostar

23 comentários

  1. Oi Anna Caroline, tudo bem? É sério que existe o livro? Menina, fiquei boba agora. Eu adorei o filme quando assisti, geralmente quando eu assisto antes acabo não lendo o livro mas acredito que esse eu vou gostar de ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, tudo e com você?
      Leia, o livro é realmente muito bom e complementa bem o filme. Depois me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Eu também adoro ficção científica, por isso já fiquei bem interessada no livro. Eu já tinha ouvido falar do filme, só que ainda não o assisti. Mas é muito legal saber que existe o livro baseado no filme. Adorei ler seus comentários e compreender um pouco da trama. Espero conferir também!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Menina, jura que o filme é baseado num livro?????/ eu ia morrer e não sabia disso. Eu vi o filme e adorei, eu amo ficção científica nos filmes e mais ainda nos livros. Pela sua resenha não tem grandes mudanças e acredito que seja muito mais detalhado do que o filme, como sempre né? Eu adorei essa informação e já coloquei o livro na lista de desejados, assim que der vou comprar para poder ler e já sei que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar do filme, mas desconhecia o livro e pretendo ler antes de conferir como ficou na tela. Com certeza, como você disse, ler primeiro pode deixar a experiência em assistir, mais completa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Ainda não li o livro nem assisti ao filme, mas, acredito que é uma história muito interessante e que com certeza irá me agradar.
    Vou seguir a sua dica e ler o livro depois assistir ao filme.
    Já vou botar nos desejados

    ResponderExcluir
  6. Eu nem imaginava que existisse um livro sobre a história, vi o filme mesmo não curtindo muito ficção científica e até gostei, mas não sei se leria o livro, ando numa onde de romances, hehe.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol,
    Assisti ao filme e gostei, com algumas ressalvas. Senti falta de algumas coisas, mas acho que essas coisas são plausíveis para serem deixadas de lado no filme. Gostei muito de saber que existe o livro e que ele funciona como um complemento ao filme.
    Como já assisti e senti falta de algumas coisas, vou procurar as respostas no livro, acredito que vá encontrar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Eu assisti ao filme pois meu namorado é muito fã desse estilo de filme e eu gostei muito! Também descobri a pouco sobre o livro, mas eu confesso que não sinto vontade de ler pois a história ainda está muito viva em minha mente. Pretendo fazer mais para frente. Gostei da sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Heey Carol, tudo bem? Eu assisti o filme no começo do ano e amei muito! Uma produção fantástica, emocionante... e o elenco simplesmente maravilhoso. Fiquei suuuuper empolgada quando tomei conhecimento dessa romantização, e já quero MUITO ler! Acho que lendo dá pra entender melhor os pormenores da trama. Amei sua resenha e saber que gostou tanto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, definitivamente eu não gosto de ficção científica por isso não leria esse livro, mas achei bem bacana o fato de o livro trazer informações bem mais detalhadas que as do filme e também o fato de ser narrado em terceira pessoa e podermos saber os pensamentos de vários personagens. Acho que para quem gosta é uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Oi menina, tudo bom? Caramba eu nunca ouvi falar do filme ou do livro mas fiquei bastante curiosa com o enredo e o fato de que eu amo ficção científica também ajuda muito. O que mais me intrigou nesse enredo é o mistério que paira esse campo gravitacional. Com toda a certeza farei a leitura em breve e vou seguir sua dica de só ver o filme depois....
    Bj

    ResponderExcluir
  12. OI!!


    Achei essa ficção cientifica bem atraente, os segredos e incógnitas que permeia o texto atraem qualquer individuo. Jamais imaginei uma distopia dessa forma, a busca por respostas, como o pq do campo gravitacional e outras questões despertam a curiosidade para saber mais sobre o livro. GOsto de ficção científica e me interessei pela obra. Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sabia que existia o livro, mas fiquei completamente apaixonada no filme e acho que foi uma adaptação espetacular. Mas não acho que leria o livro rs achei o filme tão bom que acho que perderia a magia para mim se eu tentasse me aprofundar um pouco mais na história. Mas imagino que seja sensacional, assim como foi o filme.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,
    não tinha conhecimento nem do filme e muito menos do livro, acho que por não ser muito fã de ficção científica, acabo não estando muito por dentro de grande parte das publicações e suas adaptações, e apesar de ter até achado a trama interessante, não é o tipo de livro que me levaria para a leitura, por isso deixarei essa dica passar.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, tudo bem?
    Eu não vi o filme ainda, mas já tinha ouvido falar sobre ele!
    Confesso que a premissa da história não me atraiu muito, mas como se trata de um gênero que eu gosto, acho que vale a pena conhecer essa história.
    Na dúvida vou ver o filme primeiro e caso eu goste com certeza lerei o livro em seguida.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol,

    Eu gostei bastante do filme e com certeza seria uma leitura muito interessante, principalmente para complementar o que vi no filme. Eu adoro mistérios, suspense e essa vibe de ficção cientifica me atrai muito. Espero ler, sei que não vai ser por agora, mas é uma leitura que com certeza acrescentará para mim. Haha. Parbaéns pela resenha.


    bjs =)

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu só conhecia o filme, não sabia do livro. Certamente para quem ainda não viu o filme, é mais aconselhável ler o livro primeiro. Não curto muito o gênero, mas que ótimo que tenha gostado!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/''

    ResponderExcluir
  18. Oi, primeiramente que eu nem sabia que tinha o livro, só conhecia o filme e mesmo assim nunca me interessei a ver. Mas com você falando tão bem sobre chega dar até uma vontade de me arriscar e descobrir. Acredito que se eu for fazer isso irei optar por ler o livro primeiro. No entanto, mesmo que eu não vá ler ou assistir fico feliz que tenha gostado, irei dar a sugestão para meu pai e meu irmão que curtem!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito fã desse gênero e confesso que também não vejo filmes com frequência, por isso ainda não vi esse filme. Mas lendo seu post deu para perceber que se trata de hma história bem construída e bem interessante. A Murph parece ser uma personagem bem cativante e gostei dos seus comentários sobre ela. Enfim, vou marcar a dica é quem sabe um dia eu leia o livro e depois quem sabe veja o filme.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu não conhecia esse livro ainda e para ser sincera não chamou minha atenção, não é um gênero que me agrada e um livro que eu passaria na frente dos outros para ler. Eu não sabia que tinha filme também, talvez o filme eu veja uma hora e quem sabe mudo de opinião né? Mas fiquei muito feliz em ver que você gostou e recomenda.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Ficção cientifica não é bem o meu forte, assisto poucos filmes do estilo e leio menos ainda. Mas fiquei interessada com esse por causa de sua postagem. Acho que os dois - filme e livro - se complementam e a história fica ainda mais completa. Deve ser incrível juntar os dois. Dica anotada!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  22. Sempre gostei da filmes. São muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador, que esperava reencontrar de cara as queridas crianças. Desde que vi o elenco de Interestelar imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, Pessoalmente eu irei ver por causo do ator Matthew McConaughey, um ator muito comprometido (pode Ver Filme de Ação é uma ótima opção para entreter), além disso, acho que ele é muito bonito e de bom estilo.

    ResponderExcluir

Facebook