Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas

16 julho

Em Algum Lugar nas Estrelas escrito por Clare Vanderpool foi uma das minhas melhores leituras do ano até o momento. Ao encerrá-la fiquei com um sentimento de satisfação e felicidade por ter tido a oportunidade de apreciar essa linda história de amizade. Eu não li a sinopse antes de iniciar a leitura e já adianto, se você pretende lê-lo evite-a, ela contém alguns spoilers que podem tirar a magia da história.
Jack Backer é um menino de apenas onze anos que acabou de perder a mãe acometida por um aneurisma e seu relacionamento com o pai não é o melhor. Seu pai é militar e serviu durante a segunda guerra, o que significa que não viu Jack crescer acarretando em dificuldades de comunicação entre os dois após a morte da mãe. Jack cresceu no Kansas, mas devido as mudanças recentes em sua vida seu pai decidiu colocá-lo em um colégio interno naval no Maine, ou seja, do outro lado do país. Logo, Jack se ver em uma escola estranha, onde não conhece ninguém e precisa lidar com novas situações, além de carregar a dor da perda da mãe. No primeiro dia na nova escola ele ver de relance Early Auden, um garoto excêntrico, cheio de convicções e que enxerga nos números cores, texturas e histórias. Juntos ele irão viver uma grande aventura guiados pelas estrelas, além de descobrir uma bela amizade.
Eu não quis entrar em muitos detalhes sobre a leitura pois acredito que a magia está justamente em descobrir a personalidade dos personagens ao mesmo tempo que a aventura se desenvolve, levantando o questionamento sobre o que é real, o que é imaginação e o que é simplesmente mera coincidência. Todos os detalhes da história são vitais para enlaçar toda a trama ao final e dessa forma conduzir o leitor a um emaranhado de emoções e sentimentos.
Durante a leitura eu me afeiçoei aos personagens, pude sentir os sentimentos que cada um carregava, compreender a fase de transição que estavam passando e o significado da jornada que eles tinham pela frente. É perceptível o amadurecimento deles ao longo do desenvolvimento e como cada um enfrenta o luto de uma forma diferente, a jornada interior combinada com a aventura vivida acarretou em grandes aprendizados e deu um significado ainda mais forte para a palavra amizade. Eu acredito que esse é um daqueles livros que sempre irei me recordar da história com muito carinho e que de certa forma irei levar algumas lições para a vida.


Em relação a edição, o trabalho realizado pela DarkSide Books está realmente impecável, o livro está maravilhoso. A fonte é confortável, as folhas são levemente amarelas e possui capa dura. No início de cada capítulo tem um desenho de uma constelação, além disso, o livro possui ilustrações de mapas completos que mostram as estrelas que formam as constelações, indicando a Ursa Maior e outras. No final do livro encontra-se algumas notas da autora que ao meu ver enriqueceram ainda mais o conteúdo do livro, ela explica as motivações ao escrever a história, a pesquisa que realizou, o que é fato e o que ficção.  


 O livro é classificado como literatura fantástica infanto-juvenil, porém recomendo a todos que estão em busca de um livro que retrata histórias de amizade, aventuras e uma jornada de auto-descobrimento e aceitação. Apesar do livro ser narrado por Jack, que é apenas uma criança, a história é capaz de emocionar qualquer faixa etária. A leitura é fluida, a linguagem é simples e seu conteúdo é extraordinário, vale a pena conferir. 

Você pode gostar

31 comentários

  1. Olá.
    Estou querendo muito lê-lo. Confesso que quase nunca leio as sinopses, acredita? Muitas vezes por conta do spoiler. Realmente, o trabalho que a DarkSide fez no livro ficou incrível. Não só nesse, como nos outros da Editora (que ainda não li nenhum). Adorei sua resenha, parabéns!

    Beijos. (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você vai adorar a leitura. A DarkSide faz um trabalho incrível, sempre tem um livro da editora na minha lista de desejados. Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Carol,

    A Darkside sempre dando um show nas edições de seus livros. Esse inicialmente não tinha me chamado a atenção, mas sua resenha mudou isso, por sinal é a primeira que leio sobre esse livro.
    Acho muito interessante você ter destacado que apesar do narrado ser uma criança, a leitura ser indicada para todas as faixas etárias. Isso me leva a entender que a autora realmente soube escreve e trazer reflexões profundas que irá atingir cada pessoa de uma forma.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiana,
      Fico muito feliz que a minha resenha tenha despertado o seu interesse pelo livro, espero que aprecie a leitura tanto quanto eu. Eu adorei a escrita da autora, me conquistou. Espero que faça boa leitura. Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Eu sou apaixonada por esses lançamentos da Darkside, eles fazem um trabalho maravilhoso com seus livros. Eu geralmente não leio sinopses, porque elas podem enganar, então eu prefiro ver a opinião da pessoa e segui seu conselho hahaha Eu achei muito interessante o fato de ser narrado por uma criança, um dos melhores livros que li esse ano era assim e eu simplesmente me apaixonei, então acredito que esse também não irá me decepcionar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,
      Espero que goste tanto da leitura quanto eu gostei. A narrativa é bem gostosa, tem esse toque de inocência, a forma de ver o mundo diferente e isso me agradou bastante. Espero que faça uma boa leitura e que não se decepcione.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Carol!
    Eu já tinha visto a capa do livro, mas nunca tinha lido nem a sinopse (o que é bom, né? não quero spoilers rs). Me surpreendi com a trama e fiquei bem curiosa pra saber mais sobre, quero conhecer mais a fundo os personagens, principalmente o excêntrico Early Auden. Sua resenha não me diz muito, mas o que diz foi o necessário pra eu correr lá no skoob e colocar como desejado. Ah, adorei saber sobre as notas da autora no final do livro, já li alguns que vem, e de fato enriquecem muito a obra. Sobre a edição, só vejo comentários maravilhosos a respeito dos livros da Darkside, só tenho um deles que é bem simples (brochura, folhas amareladas, sem nada demais). Mas o dessa edição está incrível ein?!
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla,
      Que bom que você interessou pelo livro, fico muito feliz. Eu adorei a presença das notas no final porque nos passa alguns detalhes a mais para complementar a experiência de leitura. A DarkSide sempre faz edições que ficam lindas na estante, vale a pena a aquisição dos livros. Espero que faça boa leitura. Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Carol,
    Achei sua resenha muito interessante e é notável como o livro te agradou, acho isso fascinante. Gostei muito da premissa do livro e acho que é muito legal irmos descobrindo a personalidade dos personagens aos poucos, por isso foi legal você não ter dito isso em sua resenha. Espero ler o livro e me afeiçoar aos personagens, como você se afeiçoou.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Esse livro é puro amor, espero que goste da leitura! Adorei a composição dos personagens, a personalidade, tudo... rsrs.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  6. Tô louca para ler esse livro, pelo que li por aí sobre ele a história é maravilhosa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      A história é realmente maravilhosa! Espero que goste tanto quanto eu gostei quando for realizá-la.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Carol,
    Eu me apaixonei por essa edição esses dias na livraria que fui, mas fiquei com medo do conteúdo não acompanhar a edição. Pelo visto, vale a pena!
    Quero comprar o mais breve possível!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,
      Vale a pena tanto pelo conteúdo quanto pela edição, espero que faça uma boa leitura!
      Obrigada pela visita.
      Ah... está rolando o sorteio de um exemplar aqui no blog, se tiver interesse em participar é só acessar no menu a página do sorteio. Boa sorte!
      Beijos

      Excluir
  8. Oie, nossa eu nunca tinha ouvido falar nesse livro mas acabei de ficar muito interessada. Gostei de saber que ele retrata duas crianças tão novas e o jack já enfrentando a dor do luto e toda a perda. Também fiquei curiosa sobre esse amigo e sobre essa amizade, espero vir a ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara,
      O enredo é realmente lindo, vale a pena conhecer! Se tiver a oportunidade de ler espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  9. Nem é necessário dizer que os trabalhos da Darkside são lindos demais na diagramação. Agora que li sua resenha entendo um pouco mais sobre a capa, porque até então não tinha muito no que me basear. Concordo com o que disse sobre ser um gênero juvenil mas quando é uma história assim de amizade todas as pessoas deveriam ler porque as mensagens são lindas demais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,
      A busca dos dois, as descobertas que fazem ao longo do caminho e amizade que nasce é realmente linda, com certeza vale a pena conhecer as mensagens que são transmitidas ao longo da leitura. Nem temos o que questionar quando o assunto é edição da DarkSide, eles realizam um ótimo trabalho.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi,
      Está rolando o sorteio de um exemplar aqui no blog, as participações se encerram no dia 25/07, se desejar participar é só clicar no banner da promoção do lado direito da página ;)
      Beijos

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Eu sou completamente apaixonada pela diagramação deste livro! DarkSide arrasando como sempre ♥ Saber que o livro se tornou uma das suas melhores leituras do ano me deixou animadíssima para lê-lo, principalmente por esta ser a primeira resenha dele que eu li, então pesou bastante a favor da obra. Adoro quando dá para perceber os personagens amadurecendo ao longo da história, e melhor ainda quando dá para sentir os sentimentos ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dry,
      Espero que faça uma boa leitura. Não tem como não se apaixonar pelo trabalho de diagramação feito pela editora! Fico feliz em saber que a minha resenha te animou mais ainda.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, quanto ao trabalho desenvolvido pela Editora no livro é um fato que eles sempre arrasam deixando uma diagramação mais linda que a outra! Quanto a história eu desconhecia sobre ela, apesar de já ter visto o livro nunca parei para ler nada e esse foi o primeiro contato que eu tive para saber sobre o que tratava e descobrir que envolvia uma história de amizade. Realmente não deve ter sido fácil para o protagonista ser mudado de lugar depois de perder a mãe, meio sem noção o pai dele por fazer isso com o pobre menino. Parece ser uma boa história e que como você falou nos fará ver o amadurecimento durante as páginas, só não sei se é a leitura ideal para mim no momento. Mas lerei, pode ter certeza!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Eu acredito que toda leitura tem o momento certo, espero que chegue esse momento pra você e que a leitura seja muito agradável. Boa leitura!
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  13. Hey!
    Ao bater o olho nesse livro já amei de cara o nome, a capa dura, os desenhos, tudo! Fico imaginando como a autora colocou tais temas em um livro de infanto juvenil, e imagino que tenha sido muito boa a leitura. Fiquei apaixonada pela história do livro, pelo que você falou. E pode ter certeza que não lerei a sinopse, pois caso eu tenha a oportunidade de lê-lo, gostaria de ter a mesma experiência que você teve. Pessoalmente eu amo histórias que me fazem refletir e que não focam tudo em romance, então essa parece ser realmente a ideal para mim. Além disso, é muito bom quando os personagens crescem durante a leitura, dá uma sensação de maior realidade.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda,
      A história é realmente linda e a forma como a autora a desenvolveu deixou a leitura ainda mais gostosa, sem dúvidas será um livro que irei sempre me recordar. Eu tive muita sorte por ter evitado a resenha, eu só li aquelas recomendações que outros autores fazem, valeu a pena! rsrsrs
      Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  14. Oie, tudo bem?
    Esse livro está na minha listinha de desejados, e ainda bem que nunca li a sinopse. A primeira vez que vi o livro, foi através de uma resenha, e sem dúvidas, a premissa da obra me conquistou. Suas palavras me deixaram encantada, e só aumentou a minha curiosidade em embarcar na história. O exemplar está uma coisa de linda, como sempre, a DarkSide não economizou no capricho.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane,
      A DarkSide sempre caprichando :D
      Fico feliz em saber que a resenha tenha aumentado a sua curiosidade em volta do livro. Espero que faça uma boa leitura.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá!!!
    Já tinha visto esse livro qnd foi lançado e a editora arrasa nas diagramações,essa capa é belíssima!!!
    Não sabia nada sobre a estória e lendo sua resenha e conhecendo um pouquinho dela na hora me encantei e me interessei por saber como será essa adaptação do Jack na nova escola e o desenvolvimento da relação dele com o pai,já incluído na minha listinha!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/07/resenha-seducao-da-seda-loretta-chase.html#comment-form

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista desde que vi sobre o lançamento dele. Fiquei muito feliz em ver que se tornou um favorito para você, gostei de ver que ele trás uma mensagem bonita sobre amizade e uma premissa bacana. Com certeza lerei muito em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol!
    Confesso que não tenho mais tanto interesse em livros infanto-juvenil, são poucas as tramas do gênero que conseguem prender minha atenção. Já li vários comentários positivos desse livro e até fiquei curiosa. Ainda não sei se vou ler, mas a edição é belíssima!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Facebook