Resenha: Um Estudo em Vermelho

28 junho

Um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet) publicado pela primeira em 1887 é o romance de estréia de um detetive bem conhecido mesmo que seja somente de nome. Foram nas páginas desse romance que nasceu o detetive Sherlock Holmes que vem conquistado leitores ao longo dos anos e sobrevivendo a várias gerações. Além disso, foram produzidas várias adaptações como filmes, peças teatrais, seriados para a TV, entre outros baseados nas obras de Sir. Arthur Conan Doyle. Sendo assim, quando comecei a ler já tinha grandes expectativas e posso garantir que não me decepcionei com a escrita do autor. Através da  narrativa fluída logo me vi envolvida na trama de mistérios e não pude mais interromper a leitura antes do fim.
Figura 1: Um estudo em vermelho
O romance é dividido em duas partes, a primeira é narrada pelo médico John H. Watson e a segunda parte é narrada em terceira pessoa. O romance começa a se desenvolver após Dr. Watson conhecer Sherlock Holmes e os dois passam então a dividir um apartamento. A princípio o médico não sabe ao certo qual a profissão do seu companheiro e começa a fazer uma lista dos prováveis conhecimentos do mesmo. Sherlock se revela de certa forma excêntrico e seletivo em relação aos seus conhecimentos, gosta de tocar violino e ocasionalmente recebe visitas. No decorrer do tempo Sherlock revela para o colega que é uma espécie de consultor para outros detetives, através do uso da lógica dedutiva e de seus conhecimentos científicos ele encontra a peça que falta no quebra-cabeça e indica quem de fato cometeu o crime.
Sherlock se apresenta com uma personalidade forte, é astuto, perceptivo e cheio de si. Ele sempre se mostra um passo a frente da polícia e através de suas observações minuciosas sempre consegue traçar o perfil de terceiros, o que surpreende muito o Dr. Watson. Movido pela curiosidade após receber um convite para auxiliar na investigação de um possível assassinato junto a Scotland Yard, ele e seu companheiro vão a cena do crime, uma casa abandonada onde fora encontrado um corpo. Não existe nenhum vestígio de roubo e nem agressão, nem sequer algo que indique a possível causa da morte. Inicialmente ele apresenta uma certa resistência em participar do caso, pois sabe que não receberá créditos por desvendá-lo, mas ainda assim movido pela curiosidade decide participar das investigações.
Eu não irei entrar em pormenores em relação ao enredo do livro para não estragar as surpresas ao longo da leitura e também não recomendo caso pretenda realizar a leitura que faça pesquisas no Google, pois é muito fácil se deparar com spoilers. Eu ainda não acompanho a série, mas já ouvi comentários que é bem fiel aos romances, exceto por ser ambientada nos tempos atuais, portanto para quem gosta da série acredito que irá apreciar a leitura.
Conan Doyle soube conduzir a trama de forma extremamente envolvente, além de se encontrar muitas vezes a frente de seu tempo ao utilizar alguns métodos científicos para auxiliar na resolução do crime. Sherlock por sua vez é um personagem cativante, mesmo com todas as excentricidades que apresenta em sua composição, fui conquistada por seu talento nato e seu faro aguçado. A narrativa conduzida pelo Dr. Watson me deixou bastante confortável e a medida que ele se surpreendia com as habilidades de seu colega de quarto eu também me sentia da mesma forma, o que possibilitou apreciar ainda mais a leitura.
Em relação a segunda parte da história que transcreve em terceira pessoa fatos que antecederam ao assassinato mais uma vez me vi surpreendida, tanto com a riqueza de detalhes quanto com a ambientação em outro país, sendo que a primeira parte é ambientada em Londres. Através dessa mescla foi possível ter uma dimensão ainda maior das motivações do assassino e como tudo caminhou até o momento do crime.
Figura 2: Ilustrações presentes no livro
A edição que li o primeiro romance faz parte da coleção Sherlock Holmes - Volume I da editora Martin Claret que reúne os quatro romances em um único livro e está impecável. Conta com a tradução e notas de Alda Porto. A presença das notas auxilia no processo de compreensão de alguns termos que não são tão habituais hoje em dia. O livro ainda conta com algumas ilustrações que conferem um charme adicional ao livro, além disso, conta com a ilustração da capa da revista em que o romance foi publicado pela primeira vez. O Volume 2 da coleção por sua vez reúne todos os contos do detetive.
 Figura 3: Capa da revista que publicou pela primeira vez Um Estudo em Vermelho (1887)

Enfim, para quem gosta de suspense e mistério acredito que irá se deliciar com as aventuras do detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Dr. Watson. Já estou ansiosa para realizar a leitura dos próximos romances. 

Você pode gostar

26 comentários

  1. Oi Carol,
    Eu também já li esse livro e adorei a leitura. Sou suspeita em falar, mas amo qualquer trama que envolva Sherlock Holmesm, Dr. Watson e afins. Ah, e sobre a série, é mesmo bem fiel aos romances, vale muito a pena conferir. Eu sou muito fã!
    Não deixe de ler os outros títulos do autor ♥

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    VocÊ acredita que mesmo sendo o meu gênero preferido eu nunca li nada com o Sherlock Holmes? Eu nem sabia sobre esse livro e pelos seus comentários sobre a trama eu já fiquei interessada e certamente será uma leitura muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, estou com este livro na estante e até agora, aind anão tinha me despertado a curiosidade para ler. Mas sua resenha me deixou bem animada e acho que vou adorar as aventuras do Sherlock. Sua edição é igual a minha e realmente, está lindíssima.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol,
    Ainda não li nada que envolva Sherlock, mas tenho muita curiosidade fazê-lo, pois acho que as histórias são sempre extremamente envolventes. Gostei muito de conhecer um pouco sobre esse livro, acho que ele é bem introdutório e isso me agradou. O que achei mais interessante é o fato de a trama parecer a frente de sua época por conta de alguns métodos científicos.
    Anotei a dica e espero que você curta as próximas leituras.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olha nunca tive muito interesse de ler livros clássicos tipo Sherlock Holmes embora todos comentam muito bem. Tenho receio de ser um tipo de leitura arrastada pelo menos para mim, porque sou do tipo que fica com sono sabe? Eu preciso de livro que seja movimentado e que sempre esteja acontecendo alguma coisa, porque se não nem rola pra mim ler, mas pela sua resenha me pareceu ser uma história bem interessante. Não sei se eu leria, mas eu vou procurar saber pra ver se leio, porque fiquei curiosa agora e já está na hora de conhecer alguma coisa do Sherlock também, porque parece que eu sou a única aqui em casa que não sabe das investigações desse cara rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Amo Sherlock Holmes mas sempre li histórias em que ambos se conhecem e já vão para o caso, achei muito interessante esse livro para demonstrar a dinâmica inicial dos dois e me lembrou muito aquela série Sherlock, da BBC, que começa assim também. Mais um livro para adicionar na estante! Adorei a dica, adoro clássicos.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Conheço a fama do autor e do personagem mas nunca li nenhum aventura do Sherlock. Apesar de ter bastante curiosidade também tenho receio de não gostar muito da trama e da narrativa e acho que isso acaba me repelindo sempre que penso em o ler. Pela sua resenha a história parece ser muito interessante e acho que por isso não vou desistir de dar uma chance ao detetive.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, tudo bem?
    Também já li esse livro, mas li para escola e acabei tendo que ler correndo, tive que pular alguma páginas porque já estava muito em cima da hora e acabei nem prestando muita atenção, sabe como é os livros que temos que ler obrigados não é, mas eu quero muito ler ele novamente com mais calma porque vejo que todos gostam dos livros de Sherlock Holmes e sei que se ler certinho com atenção, sei que também vou gostar! Adorei sua resenha!

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol, tudo bem?
    Eu amo suspense e mistério, e apesar de ter ouvido falar de Sherlock Holmes e de seu parceiro Watson inúmeras vezes, por incrível que pareça, nunca li nada e nem assisti nada relacionado aos livros. Após ler a sua resenha fiquei bem curiosa sobre esse livro, pois Sherlock parece ser um personagem incrível e tenho certeza que não será difícil me envolver com o personagem e com as suas descobertas acerca aos mistérios que precisa solucionar. Também gostei de saber que o autor enriquece os detalhes dos assassinatos, isso certamente fará com que o leitor mergulhe na história. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol

    Eu amo Sherlock, estou de olho nesses livros há muito tempo. Eu assisto a série, mas ainda não tive tempo de ler e espero muito realizar a leitura ainda este ano. Eu adoro mistério, suspense e o Sherlock <3 E essa edição é muito lindaaaaaaaaa!

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol!
    Estou com a série de TV na minha lista para começar a ver quando tiver um tempo e sua resenha aguçou minha vontade de também adquirir os livros. Os personagens parecem muito intrigantes e bem construídos, além de uma narrativa rica em detalhes. Vou anotar a dica com certeza, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Eu amo de todo coração as aventuras de Sherlock, assisti aos filmes uma dezena de vezes e li muito sobre... amo suspense, misterio com uma pitada de romance para apimentar a trama, ainda não li Um Estudo em Vermelho e quero muito ler... com toda certeza esta na minha lista... a edição esta muito linda e embora o livro seja curtinho creio que vou me apaixonar...
    Beijocas....
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carol!
    Gosto muito das histórias de Sherlock e cheguei a ler uns contos com o detetive,mas ainda não li o livro inicial, este que deu o 'start'. Achei que a edição da Martin Claret ficou ótima, com ilustrações e imagens das primeiras publicações, além das notas explicativas da tradutora. Ainda não vi a série nova (pq estou atolada em temporadas atrasadas de 15 mil outras), mas darei uma olhadela em breve! bjs!! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  14. Sabe que adoro o personagem mas só li 1 livro em forma de HQ?! Eu sou fascinada por essa edição da Martin Claret por causa das capas, mas ainda não tinha visto por dentro, adorei as fotos q vc tirou! estou babando aqui no teclado por causa delas! O que conheço do personagem é mais devido ao cinema e a reputação que ele tem. Bom saber q o livro é realmente uma obra prima, fico com ainda mais vontade de te-lo na minha estante ^^

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi linda tudo bem? Nossa esse livro é uma raridade e eu achei maravilhoso saber qual foi o primeiro livro de onde surgiu Sherlook Holmes. Um personagem incrível e com tantas histórias bacanas. Eu ainda não tinha lido esse livro mas já quero.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Faz tanto tempo que eu li esse livro que as lembranças que eu tenho da leitura são muito poucas, mesmo assim não posso deixar de afirmar que a sua resenha está magnifica.
    Adoro Sherlock e sou muito fascinada pela escrita de Sir Arthur, mesmo que sherlock não seja meu detetive literário favorito, respeito muito a vanguarda que ele fez no gênero. Doyle foi um maravilhoso visionário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Nunca li nada de Conan Doyle e as aventuras de Sherlock Holmes... :) A verdade e que estou mesmo muito ansioso!! :) QUero ler em breve!! :) Mas sao centenas de livros!!! E isso preocupa-me muuito!! :) Porque gosto de ter as colecoes todas bem organizadas e as aventuras cronologicamente! :) Tens alguma dica? Sabes onde posso encontrar a ordem??

    Bem, que bom que gostaste assimt anto das suas aventuras!! :) Eu tambem gosto muito de misterio e suspense... Por isso mesmo, quero ler em breve!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    E vamos ao detalhe que eu ainda não li nenhum livro do Sherlock... .sei é uma vergonha isso. Mas sabe quando sempre deixa de lado? para outro momento? É isso que sempre acabo fazendo. COnheço um pouco desse personagem icônico, mas ainda não parei para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Oie Carol!!
    Apesar de sempre ter conhecido por alto as histórias de Sherlock, só tive realmente vontade de ler seus livros, quando comecei a assistir a série de TV britânica. Li estudo em vermelho no ano passado, e me encantei pela história. Pretendo dar continuidade na série ainda. Só preciso arrumar um tempinho, já que esses livros exigem um pouquinho mais de mim.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol! Eu amo Sherlock Holmes, mas nunca li nenhum livro dele. Vê se pode? Conheço a série, os filmes e tinha um jogo quando criança. Já faz um tempo que estou considerando ler os contos do Doyle e fiquei bem feliz de saber que a narrativa é gostosa de acompanhar. Obrigada por mais esse incentivo pra começar a leitura ;)

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esses livros, ainda mais eu que sou viciada em mistério e suspense. Fiquei bem feliz em ver que você gostou do livro e que recomenda, com toda certeza eu darei uma chance a ele logo que tiver uma oportunidade. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Está ai um clássico que preciso ler!! Amo o estilo e é até uma afronta eu nunca ter lido nada desse personagem tão famoso!!
    Vou procurar uma edição que eu ache linda para começar! (a sua edição é uma delas!)
    Adorei sua resenha, eu entendi bem sem pegar nenhum spoiler! Ótimo!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  23. Ah, Sherlock Holmes, meu detetive preferido! Incrivelmente, nunca li esse livro, e pensar que foi a obra que deu origem a ele, tenho que corrigir isso imediatamente! Ele tem mesmo talento nato e faro aguçado, e me cativou desde o primeiro contato que tive com ele. Já tinha visto essa edição mas não tinha a menor ideia de que tinha essas notas nem muito menos ilustrações, tomara que tenha uma boa promoção dela na Bienal, de repente adquiro!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Sempre tive muita vontade de ler os livros do Sherlock, mas nunca soube por onde começar, afinal há uma vsta gama de livros com o nome dele, e eu nunca sei qual é o primeiro.
    Pela sua resenha fiquei encantada com a obra, além de possuir uma edição bem linda deu pra perceber que o mistério que envolve o livro é intenso, e você se ve desesperado para descobrir primeiro que ele.
    Agora esperar uma oferta e com certeza comprar esse livro

    ResponderExcluir
  25. Oiii! :)
    Gente, sou apaixonada pelos livros do Sherlock! Eu já li muitos, mas tenho quase certeza de que ainda não li todos haha
    Recentemente eu comprei uma edição imensa e linda que tem todos os livros e estou querendo começar a reler tudo. Um dos meus favoritos é Um Estudo Em Vermelho e acho que você pode gostar bastante também do Cão de Baskervilles! É incrível mesmo ver a riqueza de detalhes que o autor coloca e faz com que o leitor fique completamente imerso em uma história com muito mistério e ansiedade!
    Ótima resenha! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  26. Ai adoro suspense, mexe com a curiosidade, sagacidade, perspicácia do indivíduo. Taí o livro que sempre quis ler e nunca tive oportunidade. Adorei a resenha,de uma fluidez maravilhosa, me vi envolvida com ela. Vou fazer deste livro uma meta! Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir

Facebook