Resenha: O Penúltimo Capítulo

23 junho

Já faz algum tempo que não leio autobiografia e ler o livro da Clarice foi uma grata surpresa. De uma forma sensível e tocante, acompanhamos a trajetória da autora que teve seus momentos de dor e alegria mediante as difíceis circunstâncias da vida. E em meio a tantas dificuldades, encontrei uma história de superação e fé.
Aos 18 anos, Clarice era uma jovem cheia de planos. Com um namoro sério, fazendo um curso de psicologia e com muita vontade para realizar seus sonhos, tudo o que ela queria ela colocar em prática todos os valores aprendidos com seus pais e aos poucos construir seu futuro.
Em uma viagem para São Leopoldo, Clarice vê a sua vida mudar após o acidente de carro ocorrido em Taquari, deixando-a em coma por alguns dias e em estado grave. Apesar de não estar preparada para o que aconteceria, Clarice descobriu que estava tetraplégica e mesmo com a dificuldade de lidar com o diagnóstico, ela e sua família sempre tiveram a esperança de mudar essa situação.
Narrado em primeira pessoa, O Penúltimo Capítulo traz a história da jovem Clarice e da sua convivência com a tetraplegia. A esperança da cura, os medos, as situações de desespero e a luta diária fazem desse livro um testemunho de vida maravilhoso.
Aos poucos, Clarice vai seguindo em frente, alcançando novos sonhos e criando novos propósitos para a sua vida. Através da fé, ela vai trilhando um novo caminho.
Várias pessoas importantes na vida da autora tem um lugar especial no livro, e é possível perceber o quanto elas contribuíram no amadurecimento e ao mesmo tempo nunca deixaram a esperança de lado.
Com uma edição simples, a capa maravilhosa com a borboleta me chamou a atenção desde o primeiro instante e o título trouxe a ideia de uma história ainda em construção. As folhas são brancas e as letras são de um bom tamanho. O livro é dividido em poucos capítulos que dão ênfase aos momentos mais marcantes da vida da autora.


Portanto, se você procura uma história de fé, esperança e superação, com uma narrativa real e ao mesmo tempo de aprendizagem, O Penúltimo Capítulo é o livro que indico para você.

Você pode gostar

16 comentários

  1. Olá! Eu já tinha visto esse livro algumas vezes em lojas e outros blogs e fiquei encantada com a capa maravilhosa dele, mas não sabia nem mesmo o título. Achei bem tocante e bacana a história, esse relato de vida... Faço faculdade de Fisioterapia e essas histórias me chamam bastante atenção. Adorei a resenha!
    Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li poucas autobiografias, mas essa deve ser uma ótima leitura, especialmente por poder ter a oportunidade de conhecer um pouco mais intimamente sobre a autora. Com certeza deve ser incrível e apresentar otimas mensagens também. É uma indicação qu3 vou considerar para ler assim que tiver a oportunidade.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler biografias! Nos sentimos mais humanos, mais proximos do autor em si! o trabalho grafico dessa obra é maravilhoso, e a leitura é um sopro de vida, nos da forças pra continuar seguindo nosso caminho. Me vi na sua resenha

    ResponderExcluir
  4. Oi Thalita, faz muito tempo que eu quero ler esse livro. A borboleta na capa também me chamou muita atenção apesar de eu ter medo de borboletas. Eu acho que essa história vai me fascinar e gostei muito, mesmo, de ler a sua resenha e ver mais um pouco desse livro que tanto me deixa instigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?

    Ainda não conhecia a autora, mas adorei conhecer um pouco da historia dela, e confesso, biografia não é uma das minhas leituras favoritas, mas é bom ver as pessoas tendo fé e superando suas dificuldades.

    Abraços,
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Thalita,
    Que história mais linda. Já vi várias vezes a capa desse livro, mas não sabia que tratava-se de um biografia. É uma linda história de fé e busca por algo melhor.
    Fiquei bem curiosa para conhecer a história de Clarice e acho que vou curtir muito a leitura, pois é um estilo de livro que gosto.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Já vi várias críticas bem positivas sobre esse livro. Eu confesso que eu não sou fã de Biografias e coisa e tal. Mas com tanta cosia bacana que esse livro traz, eu acho que vou fazer uma execao rsrs. Não gostei muito dessa capa, mas nunca vamos julgar né ? Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    A capa dele livro é tão lindinha!
    A mensagem que o livro passa é bem bacana, porém não é algo que eu leria, não gosto de biografias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Tha!
    Nunca tinha visto esse livro, mas achei a história muito linda. Que mensagem bonita para se transmitir numa biografia. Não é um tipo de gênero que eu curta muito sabe. Na verdade, as poucas que li não me agradaram, mas essa parece ter um toque diferente, ou pelo menos foi o que sua resenha me fez achar. Vou procurar saber um pouquinho mais.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, ótima resenha!
    Eu já conheço o livro há um bom tempo e vi várias resenhas positivas sobre ele, mas creio que, por não ser o que procuro no momento (como você disse no último parágrafo), é uma leitura que ainda não considero realizar. E tenho que comentar o quanto a capa é bonita!

    ResponderExcluir
  11. Oi Thalita, tudo bem?

    Uau, que história emocionante, fiquei super curiosa mesmo. Imagino o quanto deve ter sido difícil para a Clarice superar toda essa situação. Principalmente ela que tinha tantos sonhos e planos para o futuro. Fico muito feliz em saber que ela superou tudo isso e deu a volta por cima, tenho certeza que esse livro tem muito a acrescentar a todos que o lerem. Espero ter a oportunidade de ler também.

    Obrigada pela dica.
    Abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu nunca fui fã de biografias e autobiografias, mas tenho andado me interessando pelo gênero. Ainda não sabia da existência deste livro, e confesso que nunca li nada da Clarice, mas já fiquei curiosa. Sempre quis conhecer mais sobre a vida dela, sei pouquíssimo sobre a mesma, e menos ainda sobre suas obras. Gostei da dica :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Todas as que li sobre o livro falam bem do mesmo, o que só aumenta minha curiosidade. Sou uma fã de autobiografias e livros de memórias, e O Penultimo Capítulo tem tudo para ser uma leitura emocionante e bem reflexiva. Quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thalita!
    Eu não sou muito de ler biografias, não é uma leitura que costuma prender minha atenção. Não conhecia o livro, mas talvez se tiver a chance eu leia em algum momento. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Não sou muito fã de biografias, sei lá, não me prendem. Mas essa parece ser uma daquelas histórias de vida que nos fazem querer bater altos papos com o autor. Nunca li nada da autora mas achei a capa linda.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, eu já li esse livro e posso te dizer que amei conhecer a história da autora. Ela mostra que a fé move montanhas, que apesar das dificuldades quando se tem Deus na vida as dificuldades são postas de lado. É um livro que te faz refletir na vida, nas atitudes que temos, nos faz pensar em Deus. Enfim, um ótimo livro definitivamente.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir

Facebook