Resenha: Extraordinário

01 junho

Faz um bom tempo que eu queria realizar a leitura do livro Extraordinário, desde o seu lançamento, mas ainda não tinha tido a oportunidade de fato. Acredito que determinados livros devem ser lidos no momento certo, e não tenho dúvidas que esse era o momento certo. Sempre evitei spoilers ou pesquisar em relação a esse livro, nem se quer li uma resenha e aos poucos, através da leitura, fui conhecendo o extraordinário August e me encantando cada vez mais. Não imaginava que um livro relativamente curto teria tantas lições e seria tão emocionante. Se pudesse definir em uma única palavra qual o meu sentimento por esse livro seria AMOR. Amor por essa narrativa sensível, amor pelas lições aprendidas, amor pelos personagens... amor.
August nasceu com uma alteração genética rara e a maior sequela é a deformidade facial, apesar de ter sido submetido a várias cirurgias seu rosto ainda causa estranheza em quem o olha pela primeira vez. Seus pais Nate e Isabel sempre cuidaram dele com muito amor, carinho, dedicação e super proteção. Aos dez anos Auggie nunca havia frequentado a escola, sua mãe tinha se encarregado de cuidar da sua educação até o momento e apesar da resistência inicial dele seus pais acreditam que chegou o seu momento de frequentar a escola e fazer novas amizades.
Apesar das dificuldades para se relacionar com as outras crianças devido a aparência do seu rosto, ele acaba estabelecendo alguns laços de amizade, porém também enfrenta o preconceito de outras crianças. A forma como August lida com toda situação é bem madura apesar da pouca idade e surpreende o leitor ao longo da narrativa.
August encanta seus leitores desde o primeiro momento, é impossível não se sensibilizar com sua coragem e sua sabedoria. A estrutura familiar apresentada é sensacional, o que justifica a forma como August lida com toda situação. Seus pais sempre demonstram todo o amor que sente por ele e sua irmão Olivia, que apesar de ser uma adolescente e ter que enfrentar todas as inseguranças da idade, sempre aceitou ficar em segundo plano tendo conhecimento das necessidades do irmão. A família tem um cachorrinha, a Daisy, que sempre dorme com o Auggie e demonstra muito afeto por todos, ganhando um lugar especial na trama.
A narrativa é em primeira pessoa. Dividido em oito partes, o livro intercala a narração do ponto de vista de August com outros personagens, possibilitando o leitor conhecê-lo sob o olhar de seus amigos e irmã. Através da imersão no mundo de Auggie, é possível compreender bem o que cada personagem sentiu no momento em que o conheceu e quais as suas motivações. A construção dos personagens foi elaborada com cuidado, são consistentes, fortes, possuem um psicológico bem elaborado, todos tem muito a ensinar e ao mesmo tempo a aprender com cada situação vivida.
Não é necessário entrar nos mínimos detalhes da leitura para percebemos que temos em mãos um enredo incrível e emocionante. Convido a todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o mundo extraordinário de August a embarcarem nessa leitura e espero que assim como eu tenham uma boa experiência. A leitura me possibilitou sentir tudo que os personagens enfrentaram, sentir o amor, desejar que a gentileza seja comum, a compreensão de valores que às vezes passam despercebidos no dia-a-dia e principalmente, me fez desejar ser amiga de August e poder abraçá-lo. Uma leitura válida para qualquer idade ou sexo, que nos instiga e nos emociona.

Você pode gostar

17 comentários

  1. Esse livro realmente parece ser incrivel. Achei bacana que vai ter adaptação dele, para reforçar mais a história de August.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana,
      Também gostei bastante de saber que terá uma adaptação dele e o elenco está incrível. Espero que não demore para ser lançado.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi flor, eu adoro esse livro! Ele é o meu favorito. O Auggie é mesmo extraordinário, concordo com você que todos devem ler. Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Fico feliz em saber que é o seu favorito, a história é linda!
      Beijos

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Eu sou louca para ler esse livro, fiquei bastante apaixonada pela sua resenha e estou desejando essa obra a bastante tempo, com toda certeza leria!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      Obrigada! Espero que faça uma ótima leitura assim como eu fiz.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, esse livro parece ser incrivel e eu estou louca para ler ele há tempos, vou ver se ainda esse ano leio, já que só vejo elogios sobre a narrativa da escritora e como ela construiu a historia de um menino com problemas e que é diferente dos outros. Amei a resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane,
      O livro é realmente lindo, espero que você aprecie a leitura. Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  5. Oie! Assim como você, sempre tive vontade de ler esse livro, mas ao contrário, já li inúmeras resenhas (todas sem spoilers graças a deus) que só me fizeram ter mais vontade de ler! Tenho certeza de que vou me apaixonar pelo August e pela história, que parece ser bem emocionante! Espero que o meu momento certo chegue logo! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,
      Espero que você se apaixone pelo August e faça uma leitura incrível quando o momento chegar!
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro é muuuito amado pelos leitores e eu até tenho vontade de ler, mas eu sempre fico com um pé atrás com livros assim. O problema é que a expectativa fica grande e quando chega na hora eu só fico tipo... méh!, sabe? Foi mais ou menos assim que eu me senti com ACEDE. Ainda vou esperar a 'bola' dele baixar para eu ler.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu já li o livro e fiquei encantada, assim como você! Em algumas cenas me emocionei muito, em outras cheguei até a dar risada, principalmente nas narrativas do próprio Augie. Como você disse, o livro é puro amor e, transportando a história para o mundo real, vemos como o amor faz falta no mundo. Amor, gentileza e compreensão, na verdade. É um livro para reler algumas vezes, entrar de verdade nesse mundo difícil das deficiências e da crueldade na infância e adolescência. Realmente, é válido para qualquer idade, nos faz repensar nossas pequenas atitudes, que para os outros podem ser grandes.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também acredito que quando conseguimos deixar para ler determinado livro quando "ele nos chama" nosso envolvimento é maior e mais intenso. Também busco ler apenas a opinião de quem leu e não os detalhes do enredo, nas minhas resenhas foco nas minhas impressões e deixo a história para ser descoberta pelo leitor.
    Bom demais que esse livro representou Amor para você, fiquei bem curiosa para vivenciar essas emoções e aprendizados. Pode deixar que sua sugestão foi anotada e investirei nessa leitura ainda esse ano. Valeu!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Anna.
    Como você eu quero ler esse livro desde o lançamento. Tenho na estante inclusive desde essa época, mas ainda não surgiu a oportunidade.
    Gosto da maneira que você focou nas opiniões sem contar o enredo todo, porque me influenciou a ler ( sim dessa vez vai) e me deixou fazer as minhas descobertas.
    Gosto de livros do tema, acho importante que leiamos sobre dificuldade, amor e superação. De difícil já basta a vida.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro transmite simplicidade, o nome faz jus ao enredo e eu sempre indico a leitura aos meus amigos. Sua resenha tá linda. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie, Anna!
    Eu também estou esperando o momento de ler esse livro, mas se ele não vier nos próximos meses, eu farei ele acontecer até o final do ano. Quero muito conhecer o Auggie e agora que as coisas se acalmaram, parece o momento certo.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Facebook