Resenha: Os Crimes ABC

30 maio

Quando eu leio Agatha Christie estou sempre preparada para grandes surpresas e Os Crimes ABC é mais um livro incrível escrito pela rainha do crime. Sou fã do jeito único de investigação da querida Miss Marple, mas a atuação de Hercule Poirot nesse livro me agradou bastante. O detetive belga é um verdadeiro gentleman, um tanto vaidoso, mas com um faro aguçado para perceber nas entrelinhas os segredos que as pessoas tentam esconder. A dinâmica adotada nesse livro é um pouco diferente dos lidos anteriormente, gostei bastante desse formato e ainda me surpreendi.
"- Instinto, não, Hastings. É uma palavra mal-escolhida. É meu conhecimento, minha experiência, que me dizem haver alguma coisa que não soa bem nessa carta..."
Eu não sigo uma ordem cronológica para ler os livros da Agatha Christie. Confesso que os escolho de forma aleatória e isso implica em esbarrar com citações de livros escritos antes do que estou lendo, isso de fato não é algo que impede a compreensão no geral do livro lido ou contenha spoilers, mas algumas pessoas preferem ler na ordem exata. Não é algo que de fato me incomoda. Nesse livro nos deparamos com alguns personagens que já foram apresentados em livros anteriores como o caso do Capitão Hastings que já trabalhou com o Hercule Poirot antes, e em alguns momentos Poirot e Hastings fazem menções rápidas de alguns casos anteriores, porém é totalmente compreensível.
Os Crimes ABC se trata de uma série de crimes cometido por um serial killer, mas antes de cometê-los ele envia cartas para Hercule Poirot desafiando-o a evitar tais crimes, informando-o a data e o local dos mesmos. Quando o detetive recebe a primeira carta fica intrigado e seus sentidos indicam que de fato irão ocorrer tais crimes, mas ainda assim espera que seja apenas uma brincadeira de mau gosto. O primeiro crime de fato acontece em Andover, na data marcada, conforme mencionado na carta, a vítima uma senhora solitária dona de uma tabacaria, seu nome Alice Arscher, a única evidência na cena do crime é um guia ABC de trens. Quando a segunda carta chega é dada a largada para descobrir quem é o serial killer e quais são suas motivações para escolher suas vítimas.
O livro é narrado em primeira pessoa por Hastings, alguns poucos capítulos são narrados em terceira pessoa, fora da perspectiva dele, mas no início do capítulo fica explícito que não faz parte das lembranças do capitão. Dessa forma a narração ficou bem dinâmica e possibilita o leitor a fazer uma análise de um ponto de vista diferente.
A rainha do crime mais uma vez conduz o enredo de uma forma sensacional, nos induzindo por um caminho e nos surpreendendo em seguida. A questão nesse livro não é exatamente descobrir quem é o assassino, mas compreender as suas motivações e como suas vítimas são escolhidas, desafiando o leitor nos mínimos detalhes.
A leitura é fluída, apesar de apresentar uma linguagem um pouco mais formal e com algumas expressões não tão usuais hoje em dia, a compreensão do texto é fácil. Não percebemos a hora passando e é difícil largar o livro, ficamos ávidos para saber qual será a próxima vítima, quando e o que estará escrito na próxima carta e quando o mistério será desvendado. Em uma hora temos certeza, em outra estamos totalmente cegos esperando a próxima cena para saciar a nossa curiosidade.
Em relação a edição de capa dura está incrível, as folhas são amarelas e a diagramação é muito boa o que permite uma experiência de leitura ainda melhor. A Nova Fronteira caprichou e quero comprar a coleção completa (estou quase lá, rsrsrs).

Até esse momento, esse livro se tornou o meu favorito da rainha do crime, justamente pela dinâmica diferente que ele apresenta, o assassino da vez por se tratar de ser um serial killer é inevitável não tentarmos desvendar o seu psicológico, nos encontramos tentando compreender o que se passa com ele e suas razões. Enfim, indico esse livro para todos que assim como eu gostam do gênero e gostam da escrita da rainha do crime, acredito que não irão se decepcionar.

Você pode gostar

22 comentários

  1. Oi Anna, tudo bem? Li poucos livros da autora, mas todos que li foram maravilhosos. Não conhecia essa obra, mas já fiquei bem curiosa também. Imagino mesmo que q escrita seja mais formal, mas que bom que a leitura se tornou fluída para você. Só por você ter favoritado esse livro já fiquei ainda mais motivada para fazer essa leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adoro os livros de Agatha Christie e nunca li na ordem exata, fiquei até surpresa quando você comentou que há elementos e personagens de livros anteriores. Não me deparei com isso ainda ou se sim, deve ter passado batido.
    Como sou fã da escritora, me deixou com uma vontadezinha de largar tudo o que estou lendo agora e pegar esse hahaha Acredito que, quando a história é interessante, toda leitura se torna fluída.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Essas edições que eles lançaram de capa dura é mesmo a coisa mais linda, apesar de eu achar que são meio infantis e não ter lido nada da autora para dizer se ela escreve bem ou não. Mas para quem curte o estilo de mistério acho que ela é a rainha mesmo. Legal o jeito de o assassino mandar as cartas, me lembra o Colecionador de Ossos.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. Não preciso nem dizer que a Agatha é diva, não é? Eu soou muito fã da autora e este livro é o meu favorito, lembro que o li e deixei tudo de lado para poder mergulhar totalmente no livro, pois a Agatha não merece menos que total envolvimento. Ótima dica. Beijos e um queijo mineiro!

    ResponderExcluir
  5. eu sempre que posso leio algo de Agatha, e tbm curto mais Poirot do que Miss Marple... Crimes ABC está em minha lista tem um bom tempo e ainda não tive chance de ler, amo temática de SK e escrito pela rainha do crime me deixa ainda mais empolgada *--*
    Mlr, eu tb não leio em ordem cronológica, leio quando compro em algum sebo, saio comprando todos os títtulos dela que vejo pela frente kkkkkkkkkkkkkkkk
    bjs :D

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade em ler Agahta. Tenho vários colegas blogueiros que leem e amam a narrativa dela, mas nunca tive a oportunidade.
    Quando a Nova Fronteira começou a lançar essas edições de capa dura o interesse despertou novamente, mas ainda estou adiando.
    Só o fato de ser uma trama policial, já me agrada e pelo que sei o Poirot é figurinha carimbada nos livros da autora.
    O nome do livro me levou a cré que as vitimas tinham nomes que começavam com cada letra do alfabeto, mesmo não sendo (eu acho)estou curiosa.
    Adorei sua resenha deixou bem clara a trama e não desvendou nada que comprometa a leitura de outras pessoas

    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler com Agatha Cristie! Faz anos que não leio nada dela e ultimamente a saudade me pegou. Eu também tinha o mesmo hábito que você, ler sem cronologia kkkkk, acho que vou voltar, mas pegando desde o primeiro.
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca pelos livros da Agatha Christie, leio desde os 10 anos (eita, quanto tempo kkk) e até hoje acho que já li mais de 50 livros dela. Esse é muito bom, uma trama super perfeita. O Hercule Poirot é o meu detetive preferido de todos os tempos. Já leu o livro dela "Os quatro grandes" se não leu ainda, leia que vai gostar. =D

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores, que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa desta autora tão amada e elogiada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Eu ainda não conhecia esse livro mas o achei bem interessante. Bom eu adoro a Agatha CHRISTIE e amo serial killers. Principalmente em livros com corridas alucinantes e investigações para descobrir quem e porque.
    E o suspense durante toda a trama desperta ainda mais o meu interesse.
    Adorei
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu já tinha visto esse livro antes, mas como não sou fã da autora, nunca tive curiosidade de ler. Mesmo sabendo que livros de investigação não são para mim, eu acabei arriscando ler uma das obras da Agatha, e acho que foi um dos livros que eu mais demorei a finalizar, então não estou me sentindo corajosa o suficiente para arriscar novamente *-* Mas fico feliz em saber que você gostou do livro, e que a autora conseguiu te surpreender :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana
    Tudo bom?
    Acredita que ainda não li nada da autora, mas como adoro um bom suspense, você me deixou super curiosa para saber quem é esse serial killer e quais são seus motivos para cometer esses assassinatos. Achei bem bizarro ele enviar cartas para dizer o que iria fazer e desafiar o detetive.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da altora, infelizmente.
    Sou apaixonada pelo gênero e gosto de entender como funciona a mente criminosa dos serial killers, não é atoa que criminal minds é uma das minhas das minhas series de tv favoritas. O que me impede de ler os livros da Agatha é justamente não ter os volumes na ordem cronológica de publicação, eu sou umas dessas pessoas que precisa ler tudo na ordem, já ganhei alguns exemplares e já comprei outros, mas ainda não tenho o primeiro. Por isso minha leitura continua sendo adiada, infelizmente.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Ola lindona menina tenho alguns livros em casa e esta resenha maravilhosa como essa, ressaltando a diva e seus livros minha vontade é sair correndo e ler um livro , eu já li esse livro há um bom tempo atrás preciso reler. Agatha é maravilhosa. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Olá , nem precisamos dizer que a Agatha é mestre em todos os seus livro a escrita dela é maravilhosa e sempre te deixa apar de tudo quando estou lendo algum livro dela me sinto uma verdadeira detive ligando alguns fatos . Esse livro já estou querendo ler a algum tempo a premissa dele me enche os olhos e com sua resenha fiquei com mais vontade ainda !

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Só tive oportunidade de ler apenas um livro da rainha do crime e gostei muito, esse detetive apesar de ser bem convencido rs' é de tamanha inteligencia. Estou naquela vontade de ler mais livros da autora, já que também adoro um bom suspense, achei interessante essa comunicação e ousadia do serial killer com as cartas, deixa tudo muito interessante e misteriosos. Espero ler em breve! E cara, essa edição de capas dura estão lindíssimas e quero todas!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro da Aghata, mas como já vi muitas promoções deste livro nas livrarias, acho que vou comprar só pra saber como é a escrita da autora. Eu gosto de livros do gênero, mas estou com receio de começar a ler esse livro. A sua resenha foi muito cativante, e muito obrigado por não dar Spoiler desse livro. Tem outros livros da autora mas não sei qual é o primeiro livro, então vou procurar esse livro para começar a minha leitura (Espero começar pelo primeiro, mas como não sei qual é 😔).

    Beijos, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo bem?
      Vale a pena conhecer a escrita da Agatha, o primeiro romance é o O Misterioso Caso de Styles (1920), eu ainda não li, mas já li resenhas contraditórias sobre ele. Eu comecei pelo Morte no Nilo e gostei bastante, mas se quiser seguir a ordem cronológica você pode buscar na Wikipedia, segue o link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_obras_de_Agatha_Christie
      Espero que faça uma boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  18. Olá...
    A capa e linda, o enredo parece intrigante e bem curioso, embora eu não tenha costume de ler livros assim, estou tentando sair do mundo da fantasia um pouco e quem sabe eu não leia Crimes ABC, ja li uma obra da Agatha e acho ela uma super escritora realmente... sua resenha ta ótima até por que me deixou com uma pulga atrás da orelha pra saber quem é esse assassino...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, acredita que eu amo um bom suspense policial mas nunca li nada da autora? é uma vergonha isso! fiquei feliz em ver que você gostou bastante do livro, talvez eu comece a ler os livros dela por esse, tenho certeza que não irei me decepcionar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu li alguns dela, mas tem muito tempo e não lembro com clareza! Meu preferido no entanto, me lembro bem: O Caso dos Dez Negrinhos (que hoje chama-se Não Sobrou Nenhum). O que gosto nela é essa coisa investigativa objetiva! Como filmes de serial killer!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Eu adoro livros de suspense e quando me recomendaram Agatha Christie, eu li alguns livros e não gostei tanto. Pelo menos nos dois livros que eu li, consegui desvendar o culpado facilmente e acabei desistindo de ler os livros dela. Mas fiquei bastante curiosa com relação a esse. Só conheço o Poirot e adoro o jeito como ele investiga.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Facebook