Resenha: Não Pare! (Trilogia Não Pare! #1)

18 abril


Autora auto-publicada, FML Pepper é brasileira, odontologista e sempre gostou de ler. Sua paixão por livros vem desde a infância/adolescência, mas por forças maiores se viu impedida de ler o quanto gostaria desse gênero. Começou a trabalhar desde muito cedo e por ser workaholic assumida não tinha tempo para ler, viu sua realidade mudar quando enfrentou uma gestação de risco e teve que manter o repouso por nove meses. Seu marido presenteou-a com um livro de ficção infanto-juvenil e então o seu amor pela literatura se reascendeu, durante o período de gestação leu quase cem livros. Junto com o amor pela leitura nasceu o amor pela escrita, FML colocou no papel um mundo de fantasia que começava a surgir em sua cabeça e assim nasceu o primeiro livro da trilogia Não Pare!. Decidiu publicar seu livro na plataforma do Amazon, sabia que não iria ser uma tarefa fácil, mas realizou a divulgação e colheu a opinião de seus leitores a fim de aperfeiçoar ainda mais o seu livro e o resultado não podia ser outro, o sucesso. A responsável pela versão física do seu livro é a editora Valentina.
Não Pare!, Não Olhe! E Não fuja! são os títulos que compõe a trilogia. Ao longo da leitura dos três pode-se perceber o quanto a autora aperfeiçoou sua escrita, oferecendo cada vez mais qualidade aos seus livros. Nesse primeiro texto será resenhado o primeiro livro homônimo da trilogia.
O livro é narrado em primeira pessoa por Nina Scott uma adolescente de quase 17 anos, que leva uma vida nômade junto com a mãe Stela. As duas já moraram em diversos países, Nina tem tendência a viver situações peculiares que oferecem risco a sua vida e ao mínimo pressentimento de tais situações sua mãe decide que é hora delas mudarem. Stela não deixa claro para Nina os motivos da mudança, sempre se justifica alegando que o trabalho exigiu a mudança. Nina nasceu com uma anomalia, suas pupilas se assemelham as de um felino, Stela trabalha desenvolvendo lentes para que outras pessoas não percebam a diferença nos olhos de sua filha. Nina não conheceu seu pai e nem sequer sabe o nome dele, sua mãe evita o assunto, portanto a família se resume nas duas.
A história se inicia na Holanda, após um breve incidente em uma apresentação de rua onde Nina quase foi atingida por uma faca, logo em seguida sua mãe avisa que irão fazer uma nova mudança, dessa vez para Nova Iorque. Nina fica inconformada, mas precisa aceitar. Devido as mudanças constantes nunca foi uma adolescente comum, não tem amigos,  namorado e nem sequer consegue completar um ano na mesma escola. Porém, a personagem tem todos os comportamentos típicos de adolescentes, imaturidade e um pouco de rebeldia. A vida em Nova Iorque parece que vai ser diferente aos olhos de Nina, ela inicia os estudos em uma escola onde logo fará amizades. Junto com a sua admissão na escola mais quatro novos alunos foram aceitos.  De cara ela declara briga a um dos alunos e considera um romance com outro.
Disposta a levar uma vida comum Nina convence sua mãe a deixá-la trabalhar em uma loja de vendas de CDs. Além disso, decide não contar para Stela os eventos anormais que vem ocorrendo desde que se mudaram para Nova Iorque, tais como calafrios, paralisia e a proximidade com acidentes que poderiam causar sua morte. Sua intenção é evitar que sua vida mude de rumo novamente. Porém, seu destino reserva muitas reviravoltas.
Quais são os segredos que a sua mãe guarda? Por que elas nunca conversaram francamente sobre o seu pai? Por que se mudam com tanta frequência? O que significa os eventos anormais que ocorrem em sua vida? Por que por onde passam a morte deixa um rastro? São essas perguntas que guiam a leitura.
A leitura é bem agradável, fluída e rápida. O livro é voltado para o público YA (Young adult – jovem adulto) e apresenta os itens comuns do gênero, como um envolvimento amoroso e as dúvidas típicas da idade. O fato de Nina ser uma adolescente, suas atitudes são moldadas tal como um age, ela é imatura, insegura e não compreende bem tudo que está acontecendo com ela. A forma como as informações são apresentadas deixam muitas pontas soltas (o que é esperado em um trilogia) e são apresentadas em alta velocidade. A proposta do livro é bem interessante, a forma como a autora cria um novo mundo, estabelece regras, cria situações é bem elaborada.
Nesse primeiro texto para evitar spoilers não será detalhado o universo que foi criado e as relações dos demais personagens na trama. Geralmente o primeiro livro de uma trilogia serve para apresentar os personagens, os motivos que os guiam e por fim, a história então encerra em um ponto no qual os leitores ficaram curiosos e ansiosos pelo que vem pela frente, esse livro atende bem esse aspecto, principalmente considerando que é o primeiro livro da autora. É possível encontrar algumas falhas durante a leitura, mas nada que seja tão expressivo e atrapalhe a leitura.
Durante essa semana serão publicados no blog as resenhas dos outros dois livros da trilogia. Se você já leu o livro, ou ainda não leu, deixe sua opinião nos comentários, vamos adorar saber.

Clique no título dos próximos volumes para acessar a resenha:
Não Olhe!
Não Fuja!

Você pode gostar

19 comentários

  1. Olá! Ainda não li o livro, mas ele está na minha fila de leituras, com certeza! Adorei saber que a autora aperfeiçoa a escrita no decorrer da trilogia. Adoro histórias com grandes dramas familiares e fiquei curiosa por saber porque a mãe esconde detalhes sobre a morte do pai, espero descobrir com a leitura.
    Gostei de saber que a leitura é fluida e agradável.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla,
      Não tenho dúvidas que irá gostar!
      Boa leitura!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, ainda não li esse livro que é tão elogiado, não só ele, mas toda a trilogia. Estou curiosa para ler essa trilogia e vou acompanhar o blog para ver a resenha dos outros dois e conhecer melhor o universo dos livros, mas já gostei de saber, que o livro, mesmo sendo o primeiro, a autora já fez o trabalho bem feito e só evolui durante os livros. Ansiosa para ler as outras resenhas.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane,
      O progresso da autora é nítido. Vale a pena realizar a leitura da trilogia!
      Beijos

      Excluir
  3. Ooi! Eu adoro esta obra; apesar de ter passado muita raiva com a protagonista - principalmente no segundo livro. Em todo o caso o universo criado pela autora me agradou muito e sempre fico curiosa para saber mais e mais sobre a milogia. Tirando o romance chato é um ótimo livro. ♥
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane,
      O romance é bem chatinho as vezes mesmo, mas a composição do universo do livro, o contexto da história são bem legais. A gente passa raiva mesmo com a protagonista, tem momentos que da vontade de sacudir ela (rsrsrs).
      Beijos

      Excluir
  4. Eu comecei a ler este livro no wattpad e depois terminei em e-book quando meu antigo blog tinha parceria com a autora. Infelizmente não li a continuação, nem sei porque pois, este primeiro me deixou muito ansiosa pelo próximo, agora acho que teria que ler novamente, já não lembro de muita coisa...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Quando a gente começa a ler um livro e demoramos ler a sequência realmente é necessário reler o primeiro. Se você gostou do primeiro, não tenho dúvidas que os próximos também irá gostar dos outros dois.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiiii,tudo bem?
    Ainda não li o livro e fiquei completamente encantada diante dessa sua resenha, tenho um grande afeto e admiração pela autora que é amor, e em relação a obra estou esperando uma promoção ou um sorteio generoso.
    Beijinhos <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      Tudo e com vc?
      Esses dias teve promoção do primeiro volume no site da Americanas, depois confere lá se ainda está rolando... ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já li a trilogia quando foi lançada em e-book pela Amazon. Gostei muito do universo criado pela Pepper e, no momento, estou relendo a trilogia. Pra mim, houve uma evolução na história e nos personagens ao decorrer dos livros, principalmente no terceiro volume.
    Richard é bem contraditório, mas eu gosto dele e entendo suas atitudes. É um YA bem legal e que eu amei.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      A Pepper é uma autora que gosta de ficar próxima dos seus leitores, ela ouviu opiniões e acho que isso ajudou muito e deixou a obra cada vez melhor.
      Também gostei do Richard no momento em que ele apareceu, já o Kevin...
      Beijos

      Excluir
  7. Sua resenha me deixou com muita vontade de reler esse primeiro livro. Eu li faz uns dois anos, e simplesmente amei a história. A Pepper sabe prender o leitor, e criou personagens bastante cativantes. Ainda não li o segundo livro, mas vou fazer isso de reler o primeiro para relembrar algumas coisas e terminar a trilogia. *-*
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,
      Faz isso mesmo, reler o primeiro volume e pega os outros na sequência, virei a noite lendo o segundo!
      Boa releitura!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Anna!
    Li esse livro antes dele ser publicado pela Valentina e me apaixonei instantaneamente! Achei os personagens ótimos e a trama me prendeu de tal forma que terminei leitura em apenas algumas horas.
    No início senti uma certa dificuldade com Nina, justamente por conta de suas atitudes um tanto imaturas. Mas logo depois me vi encantada, afinal ela é um doce de garota!
    Terminei o terceiro ontem e amei! <3 Achei que foi um ótimo fechamento e espero que a Pepper nos traga mais livros em breve. Adoro a escrita dela!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla,
      Pepper é uma ótima escritora, acredito que já esteja trabalhando na próxima obra.
      Gostei bastante do desfecho da trilogia, teve algumas pequenas pontas soltas, mas valeu a leitura.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Anna, sua linda, tudo bem?
    Eu estou sofrendo aqui, risos... Já li os dois primeiros livros, só falta justamente o último, preciso saber o que irá acontecer, ninguém me conta!!! Eu amei essa história, a FML Pepper é incrível!!! Ela brinca com o leitor o tempo todo, quero saber se irá gostar do segundo, que até agora é o meu preferido. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
    S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila,
      Adorei a trilogia!!! Depois confere as outras resenhas que já estão disponíveis no blog ;)
      Eu virei a noite lendo o segundo livro, já que não conseguia parar de tão bom que estava. Foi uma leitura bem agradável.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Anna!
    Sempre vejo tantos comentários bons sobre a trilogia da autora que, depois de tantos anos parado no meu Kindle após uma compra antiga, finalmente comecei a ler Não Pare! e já me deparo com sua resenha, incentivando-me ainda mais na leitura. Foram apenas dois capítulos até agora, mas já gostei da narrativa da autora e espero me envolver ainda mais com o livro e seus sucessores!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

Facebook