Resenha: Matilda

16 março

Assisti Matilda inúmeras vezes quando eu era criança. Os poderes mágicos, a paixão pela leitura e a inteligência fazem de Matilda uma das personagens inesquecíveis de filmes infantis. Depois de muitos anos, tive a oportunidade de finalmente ler esse livro e relembrar do filme que foi marcante em muitas tardes da minha infância.
Matilda é uma criança extremamente inteligente, que tem pais que não se importam nem um pouco com ela e a ignoram o tempo todo. Ao contrário das outras crianças, Matilda sabia falar perfeitamente, ler muito bem e passou a frequentar a biblioteca perto de sua casa ainda muito pequena enquanto seus pais e seu irmão estavam fora de casa.
Matilda mergulhava nos livros, mas com a falta de compreensão do pai mediante as suas leituras, ela passa a guardar um rancor dentro dela e deseja se vingar dele. Ela elabora vários planos na esperança de que seu pai diminua a arrogância que ele tem em relação a ela.
Apesar de sua inteligência, Matilda foi para a escola somente com cinco anos e meio e lá ela conhece a Srta. Mel, uma professora bondosa por quem Matilda tem um grande carinho. No início das aulas,  a Srta. Mel percebe que Matilda é diferente das outras crianças e está disposta a ajudá-la para que a menina possa ter a oportunidade de ter uma boa formação em sua vida. É na escola também que Matilda faz novas amizades e conhece de perto as maldades da Sra. Taurino, a diretora do colégio.
Matilda é um livro maravilhoso que deve ser lido por todas as idades. Apesar de narrar uma história infantil, é bem elaborado e tem uma narrativa fantástica. Durante a leitura foi inevitável não comparar  livro com o filme, mas tem algumas diferenças. Senti falta de alguns momentos do filme que não vi no livro, mas a narrativa se aproxima muito mais da realidade, sem deixar a magia dos momentos vivenciados por Matilda de lado.
O livro não conta com muitos personagens, sendo bem agradável de ler e com muitas situações divertidas vivenciadas pela personagem. Ler Matilda foi um doce retorno a minha infância e me encantei com cada capítulo lido.

Portanto, se você procura um livro com uma história doce, para relembrar seu amor pelos livros e pela sua infância, Matilda é o livro que indico para você!

Você pode gostar

29 comentários

  1. Oi Thalita!

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhh eu não acredito que tem um livro de Matilda! Como que eu não fiquei sabendo disso antes pelo amor de Deus? Também é um dos filmes preferidos da minha infância! Quase morro de raiva dos pais dela o tempo inteiro, como podem não ligar para uma menininha tão doce e incrível quando a Matilda? E não tem como não se identificar com ela com a parte dos livros, né? Nossa, vou procurar para ler imediatamente!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Clara,

      Eu também só fiquei sabendo do livro há pouco tempo, então não esperei muito tempo pra começar a ler, e é impossível não se encantar com uma história tão especial. Quanto aos pais dela, não gosto deles também, mas eles pagam um pouco por isso. O livro é um retorno a infância e lembrei de muitos momentos enquanto lia. Espero que você goste! Bjo!

      Excluir
  2. Oi Thalita
    o filme é mesmo muito marcante, e preciso confessar que não sabia que tinha um livro sobre. E é claro que fiquei mega curiosa. Com certeza esse filme faz parte da minha infância e até hoje ainda não dá para esquecer.
    adorei a dica, obrigada mesmo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Fer,

      Que bom que você gostou do filme e de ficar sabendo sobre o livro. Espero que você se divirta muito enquanto ler esse livro maravilhoso. Bjs.

      Excluir
  3. Oiii Thalita, tudo bem?
    Menina do céu, eu não sabia que tinha livro fiquei encantada com a sua resenha. E confesso que achei uma fofura só essa capa. Quero ler, eu adoro as edições dessa editora. Sempre me encantam, me lembrou minha infância.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, estou bem sim, que bom que você gostou da resenha! Tenho certeza que você vai amar o livro, também amo as edições dessa editora. Bjs.

      Excluir
  4. Acho que eu não tive infância, porque não conheço esse filme hahaha. Anotei a dica pra futuramente comprar pra minha sobrinha.
    Deve ser triste ter pais tão desatentos =(.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, se você ainda não conhece o filme, não perca a oportunidade de assistir, você vai amar! Sua sobrinha com certeza vai amar esse livro! Bjs.

      Excluir
  5. Olá, Thalita.
    Sinceramente nem sabia que o filme era adaptação hehe. Mas é claro que me interessei mesmo não sendo da minha faixa etária. É um livro que como você disse vale ser lido em qualquer idade. E como gostei muito do filme, acho que vou gostar ainda mais do livro. A capa é uma fofura também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, acho que poucas pessoas sabem que o filme é baseado no livro, eu só descobri há pouco tempo. O livro é muito bom e vale a pena cada momento da leitura. Também achei a capa muito fofa! Espero que você goste!

      Excluir
  6. Thalita, estou chocada.
    Não fazia ideia de que existia esse livro e já me sinto nostálgica só de saber da existência dele.
    Pelo que você disse ele é ainda mais lindo e lógico que quero muito lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah, espero que você aprecie a leitura tanto quanto eu. É maravilhoso ler um livro que faz parte da infância!*-*

      Excluir
  7. Olá,
    Eu adoro Matilda. Sentia prazer em assistir cada vez que o filme passada nas tardes da Globo e eu amava. Não sabia que tinha o livro e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro e relembrar desse filme que marcou a minha infância.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, espero que você leia e se divirta muito durante a leitura. Beijos.

      Excluir
  8. Olá. Eu não sabia que Matilda era na verdade uma adaptação :O Sério, fiquei muito surpresa agora e bem curiosa para ler o livro, mesmo sem gostar de literatura infantil. Mas não da para negar que o filme fez parte da minha infancia. ♥
    Acho que se eu lesse não ficaria procurando aspectos do filme no livro e tal, eu gosto de separar livro x adaptação, então não seria um problema e acabaria curtindo somente a história que pela sua forma carinhosa de falar deve ser ótima.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Matilda, o filme pelo menos, marcou muita gente, que se encantou pela sua história, mas eu não sabia que havia um livro a qual pelo visto o filme foi baseado. Gostei de conhecer o livro, e fiquei curiosa em lê-lo, não apenas para recordar esse filme maravilhoso, mas saber a história real, afinal, muita coisa muda nos filmes, como você mesmo citou na resenha, há algumas diferenças e isto me deixou bem curiosa. Enfim, procurei o livro para comprar, espero gostar tanto quanto gostei do filme.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy, espero que você tenha a oportunidade de ler o livro e apreciar tanto quanto eu. Acredito que você vai gostar ainda mais do livro, mesmo o filme sendo maravilhoso.

      Excluir
  10. Nunca li o livro e nem vi o filme. Mas já me interessei só pelo fato dela mergulhar nos livros. Gosto de livros que contam histórias de leitores, ainda mais ela uma menina ainda gostar tanto de ler. Vou adicionar na lista de leituras.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, personagens que leem geralmente também chamam a minha atenção, e só de considerar isso não tem como não mergulhar na história. Espero realmente que goste do livro tanto quanto eu. Beijos.

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Já tinha visto algumas cenas do filme antes, mas nunca cheguei a ver inteiro. Não sabia que havia um livro *-* Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro, é tão bom quando a gente lê ou vê alguma coisa que nos lembra a infância, né? Não sei se o leria, não é bem o tipo de livro que eu costumo ler, mas é uma ótima dica :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, que pena você não ter assistido ao filme inteiro. Apesar de não ser o tipo de livro que você costuma ler, vale a pena tentar a leitura. :)

      Excluir
  12. Oi!
    Eu já assisti o filme, mas ele não chamava muito a minha atenção e eu nem sabia que tinha um livro.
    Mesmo não sendo incentivada pelos pais ela procura a leitura e isso é legal, infelizmente muitos pais não se preocupam em incentivar a leitura, o estudo a observação.
    Pelo visto você gosta mesmo do filme e gostou do livro, eu até fiquei tentada em conhecer a história mesmo ela sendo um tanto infantil, parece ser uma leitura agradável.
    Beijão!!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Liziane, apesar de ser um livro infantil eu recomendo para todas as idades, quando quiser ler espero que seja uma leitura agradável para você também!Beijos.

      Excluir
  13. Eu estou literalmente estupefato, nunca que eu soubesse que Matilda é uma adaptação literária, gente mais um motivo maravilhoso para amar esse filme de Sessão da Tarde.
    Que bom que você gostou da leitura, mas acho que ela seria estranha pra mim, principalmente por causa de alguns personagens, mas sem dúvidas eu gostaria de ler esse livro!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson,caso leia Matilda, espero que seja uma boa leitura para você! :D

      Excluir
  14. Ei, tudo bem?
    Eu tenho tanta vontade de ler esse livro *o* Matilda foi o filme da minha infância, e toda vez que passava na Globo eu parava para assistir. Imagino que deve ter diferenças do livro pro filme, mas se a essência está ali, com certeza eu vou gostar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, o livro tem poucas diferenças do filme, mas se você já gostava do filme, vai curtir o livro também. Beijos.

      Excluir

Facebook